quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Angel Food Cake

O Angel Food Cake  é um tipo de bolo originado de Norteamérica que se fez popular em EUA em o ciclo XIX. Seu nome se deve a leveza de sua textura pois a ele se dizia que era o "alimento dos anjos".

A base deste bolo são as claras de ovo, açúcar, farinha e extrato de baunilha.

É um bolo extremamente leve e suave. Apesar de ser um bolo simples, conquista pela sua textura tipo “algodão-doce”. Fica perfeito, acompanhado com morangos, outra fruta fresca ou que desejar.

Este bolo deve ser consumido no dia que é confeccionado, porque ao longo do tempo vai perdendo a sua leveza.



Vamos a receita - Angel Cake

Forma de 15-18Cm

  • 8 claras de ovo ( uso claras pasteurizada e vem em uma garrafinha plástica e encontra-se na parte dos gelados, onde há creme de leite fresco, iogurte etc ) Aqui na Espanha encontro com facilidade.
  • 120gs de açúcar de confeiteiro ( uso uma marca inglesa Silver Spoon )
  • 80gs de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de cremor tártaro
  • 1 colher de chá de essência de baunilha ou outra essência que desejar
  • 1 pitada de sal
  • Corante em gel ( opcional )



Cobertura

  • 250gs de queijo mascarpone ou cream cheese
  • 1 colher de chá ou + de essência de baunilha
  • 3 colheres de açúcar de confeiteiro ( adicione aos poucos o açúcar e prove). Pode ser que deseje mais açúcar ou menos.
Misture tudo até obter o sabor desejado.





Modo de Preparo

Antes de começar a receita sempre verifique se tem todos os ingredientes necessários, separe-os e pré-aqueça o forno á 180 graus.

Coloque no bowl de sua batedeira o cremor tártaro, as claras e a pitada de sal - bater todos juntos, misturar bem em velocidade média. Uma vez misturado, bater em velocidade alta por alguns poucos minutos. Desligue a batedeira e adicione a essência de baunilha. No momento que está adicionando a baunilha, este é o momento para adicionar o corante em gel de sua preferência. Adicione o corante aos poucos até obter a cor desejada.

Adicione aos poucos o açúcar de confeiteiro ( 1 colher de cada vez ) e este açúcar deve ser peneirado antes de colocar. Enquanto bate ( batedeira ligada) vá adicionando o restante de açúcar.

Desligue a batedeira e adicione 100gs de farinha de trigo peneirada previamente. Bata em velocidade média. Após adicionar a farinha de trigo verificará que sua massa que era parecendo um merengue ou claras em neve, ganhará peso e abaixará de volume. Mas não se preocupe tudo dará certo.

Apesar de haver formas próprias para fazer estes bolos(eu a tenho, é da marca Wilton) mas se não a tem use uma forma de buraco ao meio e forre o seu fundo com papel vegetal. Não se coloca nada na forma ou seja, não untar a forma com manteiga e farinha. O bolo tem que grudar na forma. Não untar a forma, não esqueçam. Jamais !!!

Colocar a massa, na forma previamente preparada e levar ao forno á 180 graus.

Tempo de preparo de 45-55 minutos. O meu forno tem a opção de assar somente embaixo. Então fiquem de olho no seu forno se não há esta opção.

Quando o bolo estiver cozido (teste do palito no centro do bolo). Retirar do forno e inverter a forma sobre uma garrafa. Deixar arrefecer completamente. Deixar esfriar com a forma virada de boca para baixo até que a forma esfrie. Deixe descansar a forma virada por 1h.

Após frio verificará que o bolo está bem grudado á forma então passe uma espátula na lateral da forma para que ajude sair. Minha forma é própria para este tipo de bolo e tem fundo removível ajudando a tirar-lo mais facilmente.

Cortar o bolo ao meio para o rechear com a cobertura.

Esfriando o bolo. Forma virada de boca para baixo
 
Bolo totalmente frio. Hora de desenformar !!!
 




Decoração

Com marshmellows fica lindo. Usei marshmellow branco e rosa. Também decorei com balas em forma de ursinhos e ambos ficaram lindos. Amei o resultado.

Vamos decorar com marshmallows !!! Lindo !!!

Sobre o açúcar de confeiteiro que uso: http://www.silverspoon.co.uk/

O cremor tártaro basicamente serve para controlar a cristalização do açúcar em suspiros, maçã do amor, glacês, etc. Também usado para auxiliar na maciez de bolos, tortas e pães. Encontra-se em lojas especializadas. Aqui eu encontro em supermercado.

Forma da Wilton: http://www.wilton.com/




Olha o recheio e a massa do bolo.... é o bolo dos anjos mesmo !! Delicioso !!

 
 
Estou enlouquecida, quero comer este bolo todos os dias. Façam o Angel Cake, simplesmente perfeito.

 

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Cupcakes de Oreo

O bolacha mais famosa do mundo cumpriu 100 anos !!! Nossa !!! Pensamentos ainda em Cupcakes resolvi fazer esta receita e garanto que irão amar.


E aqui(Espanha) tem a versão de recheio duplo ou seja mais recheio...yummmy e estes são ótimos para fazer Cupcakes.
Estes cupcakes tem a massa de chocolate, bolacha Oreo no fundo ou seja na base, buttercream (cobertura)  de Oreo e mini Oreos de decoração, que os mini oreos são uma "graça", isto são !!


Para os 6 Cupcakes:

  • 75g de manteiga a temperatura ambiente
  • 100g de açúcar normal
  • 1 ovo grande
  • 100 g de farinha de trigo
  • 60 ml de leite integral
  • 1/2 colher de chá de baunilha
  • 1 colher (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 6 bolachas Oreo
Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno, ligue-o á 180 graus. Coloque os moldes para cupcakes na forma própria para e coloque uma bolacha Oreo em cada um, no fundo.

Batemos a manteiga com o açúcar até que misture tudo e adicionamos o ovo. Em seguida adicionamos a essência de baunilha. Adicione a farinha de trigo, o chocolate em pó, e o fermento em pó, todos peneirados . Pouco a pouco vamos misturando e adicionando o leite.

Colocar em cada recipiente de cupcakes a massa, encha até 2/3. Não é uma massa que cresce muito então deixaria um dedo.

Tempo de forno: De 20/22 minutos ou até que ao testar com o palito saia limpo (teste do palito ).

Buttercream - cobertura
  • 125 g de manteiga a temperatura ambiente
  • 240g de açúcar de confeiteiro ( inglês > icing sugar ) ( Espanhol > açúcar glass )
  • 2 colheres (sopa) de leite integral
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • bolachas Oreo a gosto trituradas sem recheio
  • mini Oreo para decorar
Separe o recheio das bolachas e triture as bolachas. Triture bem e reserve.
Misture a manteiga, o açúcar de confeiteiro, o leite, baunilha e batemos. Em seguida adicione as bolachas trituradas e continue batendo até conseguir o creme- buttercream desejado.

Decorar com bico 1M e por cima um min Oreo. Facil, fácil. Éh de "virar o zoio".

Dica: Se não gosta deste tipo de cobertura, buttercream sugiro fazer com cream-cheese e não adicone o leite. Sabor e textura de sua preferência então adicione os ingredientes aos poucos até obter o ponto desejado. Depois me contem o que acharam.






Ficaram lindos os meus cupcakes de bolachas Oreo e deliciosos !!

terça-feira, 20 de agosto de 2013

O melhor CupCake de São Paulo

A primeira vez que comi CupCakes foi quando morava nos EUA e logo me apaixonei. Mas a fama mesmo veio da famosa série Sex and City que assisti completa,amava. Era ótima esta série, muitas risadas, divertidíssima. E através da série sempre fui para NYC e fiz o tour da série Sex and City e passei por todos os lugares que gravaram. E claro conheci e amei o famoso CupCake da Magnolia Bakery ( Beinhê a cara da ryqueza ).  E logo quando voltei a São Paulo tive a oportunidade de comer que na minha opinião é o melhor CupCake da cidade. Tem muitos sabores, em um lugar que é uma gracinha, fica em uma "vila" que é  um charme. Aproveitem e comam muuuito.




Hummmmm que delícia !!!

Para saberem mais sobre a WonderCakes entrem no site http://www.wondercakes.com.br/
 
Endereço: UNIDADE JARDINS ( local das fotos)
Rua Augusta, 2542 - Jardim Paulistano, São Paulo/SP
Telefone: (11) 3063.1209
 
Também podem saborear os Cupcakes nos Shopping  MARKET PLACE, MORUMBI, HIGIENÓPOLIS.
 
Para saber mais da Magnolia Bakery em New York entrem no site http://www.magnoliabakery.com/ 
 
Espero que gostem da minha indicação. E deixo bem claro que indico lugares que conheço, gosto, que tem a minha cara. Sem fins lucrativos.


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Gastronomia Francesa

O cassoulet (em Languedociano, caçolet) é uma especialidade gastastronômica de origem francesa da região de Languedoc-Roussillon, em especial das cidades de Carcassonne, Castelnaudary e Toulouse.

Receita de Cassoulet de frango é super simples de realizar e simplesmente delicioso. É uma receita perfeita para dias frios.


Ingredientes:

  • 1 1/2 xícaras (chá) de feijão branco - colocar de molho de um dia para outro e depois cozinha.
  • 1 cebola processada
  • 2 dentes de alho processados
  • 250g de linguiça de frango sem pele
  • 600g de peito de frango em cubos
  • 2 tomates processados sem semente
  • 1/2 xícara (chá) de extrato de tomate
  • 1/2 xícara (chá) de cheiro verde processado
Preparo:

Selecione o feijão e de véspera coloque-o de molho. Cozinhe na panela de pressão por 15 minutos ou até que fique macio, porém sem desmanchar.
Em outra panela refogue a cebola, deixe-a ficar quase branca e adicione o alho com a linguiça e o frango, junte os tomates e misture com o feijão e deixe cozinhar em panela semi-tampada para engrossar o caldo. Junte o cheiro verde e sirva em seguida.

Obs: Adicionei pimenta Dedo de Moça ao cozimento e deixou um toque um pouquinho picante. Mas é opcional.


Creio que tenho alma francesa !!! Simplesmente AMO França

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Como é grande o meu amor....



Ahhhhhhhh !!!! Como é grande o meu amor.... pelo meu bolo. Ficou liiiiiiiiindo, diga-se de passagem. Então declaro todo o meu amor e dedicação aos meus bolos. Agradeço a Deus por ter este cantinho aqui em que posso dividir com vocês. o que realmente amo fazer, pelas mensagens carinhosas que recebo, por cada dia que minha página no Facebook está crescendo de fãs, que são vocês que estão lendo este post agora que identificam com o meu trabalho neste cantinho aqui. Obrigado, Obrigado.

Hoje não vim falar de nenhuma receita e sim mostrar á todos o meu lindo bolo de aniversário. Este final de semana foi o meu aniversário e 33 primaveras eu vivi. Ai ai.... até me assusto com a minha idade, confesso que não me sinto com tudo isto não. Mas já me deram 18 aninhos, acreditem. Claro que me ganhou pois com este elogio. Independente da idade, isto não é o mais importante e sim ter saúde suficiente para continuarmos a busca de nossos sonhos e realizar-los.



Mudando de assunto achei interessante sabermos um pouco de história, de como o Wikipédia descreve.

O bolo é um alimento a base de massa de farinha, geralmente doce e cozido no forno. Os bolos são um dos componentes principais das festas, como as de aniversário e casamento, por vezes ornamentados artisticamente e ocupando o lugar central da mesa. No entanto, também são feitos para serem comidos em lanches ou no café-da-manhã.
Para além da farinha, que pode ser de trigo, milho, batata, maisena ou qualquer outra fécula, e do adoçante (normalmente açúcar, mas pode ser um adoçante artificial, para os diabéticos poderem comê-lo), os bolos podem levar ainda um tipo de ingrediente aglutinante, geralmente ovos, mas que pode ser gluten ou amido, uma gordura que pode ser manteiga, margarina ou óleo, puré de fruta e um líquido, que pode ser leite, água ou sumo de frutos. Na maior parte das vezes, a massa para bolos leva aromatizantes, como a casca de limão ralada e levedura ou fermento.
Muitas vezes, os bolos são decorados com uma cobertura, frutas secas ou cristalizadas, que podem ainda ser incluídas na massa e alguns ornamentos artificiais, que podem ou não ser comestíveis (os noivos de um bolo de casamento são muitas vezes de plástico, assim como as letras "Feliz aniversário" e as velas.
Os bolos podem ainda levar creme chantili, doce de leite, marshmallow, massa folhada ou outra guloseima.
Acredita-se que a elaboração de bolos exista desde o Egito Antigo na forma de pães adoçados com xarope de frutas, tâmaras, passas. Os antigos gregos e romanos o aperfeiçoaram, Nero, por exemplo, os apreciava. A real diferença entre pães e bolos só veio a ser caracterizada durante o Renascimento. A denominação teria vindo de bola e os bolos teriam formas associadas a lua, a cone.
O primeiro bolo alto, de andares, teria sido feito para o casamento de Catarina de Médici com Henrique II da França em 1533. Em 1568 na Alemanha, no casamento de Guilherme da Baviera com Renata de Lorena (França), o bolo tinha mais de 3 metros da altura e dele saiu Ferdinando da Áustria2 .No reinado da Rainha Vitória I do Reino Unido houve muitas festa com bolos de até 200 kg com 2 metros de altura.
As velas usadas nos bolos de aniversário são originadas da Grécia Antiga, das festas de Ártemis no dia 6 de cada mês do Calendário egípcio.



Mesa da aniversariante !!! Realizado por mim
Créditos para Wikipédia.
Fotos by me, Fabi.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Brownie de bolachas Oreo

Quem não é apaixonado(a) por bolachas Oreo, fala para mim ??? Não, não estou fazendo nenhum marketing e muito menos ganho para isto.Confesso que você começa a comer uma bolacha e não para mais. Se é viciada nestas bolachas então tenho a certeza que vai se apaixonar por esta receita, digo que é o melhor brownie que aprendi a fazer através dos livros da chef Lorraine Pascale.
Lorraine é ex modelo e se apaixonou pela gastronomia, minha inspiração, sou fã.

Brownie saindo do forno

Brownie de bolachas Oreo (de Lorraine Pascale)

INGREDIENTES:

165 grs. de manteiga
200 grs. de chocolate
3 ovos
2 claras
2 favas de baunilha
165 grs. açúcar moreno (usei açúcar demerara) e não usei açúcar refinado
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chocolate em pó
1 pacote de bolachas Oreo
Sal (pitada)

MODO DE PREPARO

Esquentar a manteiga em uma panela no fogão e quando estiver derretida adicionar o chocolate ralado ou picado e misture bem. Usei gotas de chocolate de boa qualidade e meio amargo porque não gosto tão doce.

Tire as sementinhas da fava da baunilha e reserve.

Lembre-se que precisa de 3 ovos e 2 claras ( importante). Bata na batedeira os ovos e claras em velocidade alta e adicione a baunilha. Misture bem e quando verificar as bolhas formadas coloque o açúcar pelos lados da batedeira para não deixar "sumir as bolhas".

Adicione a panela ainda com o chocolate e manteiga ainda quente/morno ao bowl da batedeira (que neste bowl estão já batidos ovos, claras, açúcar e baunilha). Lembre-se de colocar de lado no bowl da batedeira e aos poucos assim todos os ingredientes vão se misturando. Adicione uma pitada de sal, a farinha de trigo e o cacau em pó e mecha com uma espátula misturando tudo. Agora vem a parte boa, resista e não coma as bolachas. Deve adicionar as bolachas Oreo quebradas a massa ( use metade do pacote).

Em uma forma untada com manteiga e com papel vegetal despeje a massa. O restante de bolachas do pacote adicione sobre o restante da massa que já colocou na forma, assim por cima.

Forno: Pré-aquecido á 200 graus porém asse á 180.
Meu forno tenho a opção de ter ar e assar em cima e em baixo. Porém se não tiver não tem problema.

Lembre-se que o brownie fica com uma casquinha crocante em cima porém no meio é um bolo vamos dizer assim que "quase" assou porém você tirou antes. Ao teste do palito desta vez deve sair sujinho, não pode assar por completo porque se não não será um brownie. Se assar totalmente será um bolo e aí não queremos. Desta vez nós queremos é BROWNIE.

Dica: não use uma forma quadrada grande. Usaria uma forma quadrada de um tamanho mediano. Lembre-se que o brownie não cresce como um bolo, ele é mais "massudinho" porém não sobrará nada, eu garanto.
Sirva com sorvete da sua preferência.


Hummmm assim você me mata !!!!