quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Torta de Palmito no liquidificador

Amo torta de palmito e esta é super rápida de fazer. Não tem erro !!! Ainda bem que encontro palmito com facilidade onde resido atualmente, na Espanha. Se não gostam de palmito substitua por outro ingrediente de sua preferência. Confesso que nunca testei com outro ingrediente porque gosto muito de palmito.

Mas antes de passar a receitinha darei um dica. É importante que ferva o palmito em conserva. "Como assim ??? (vocês me perguntam??) Sim, é verdade. Então após abrir o pote, ferva-o em água ou no próprio líquido da conserva durante 15 minutos e, em seguida, mergulhe-o em água-fria. Este procedimento mata possíveis bactérias que tenham sobrevivido dentro do recipiente, como a Clostridium botulinum, responsável pelo botulismo( doença que paralisa os músculos). O risco de contaminação no palmito existe porque boa parte da produção(colheita e envasamento) ainda é artesanal. Outra medida importante é que, sempre compre um produto com a certificação de órgãos de saúde e da Anvisa e, mesmo assim, evite as embalagens estufadas, enferrujadas ou com alteração de cor. Agora que já aprenderam, façam como ensinei e vamos fazer a receita.  

                                                            Torta de Palmito de liquidificador.



Ingredientes:

  • 1 xícara(chá) de leite
  • 3 ovos
  • 1/2 xícara(chá) de óleo
  • 1 tablete de caldo de legumes
  • 3 colheres(sopa) de queijo ralado
  • 2 xícaras(chá) de farinha de trigo 
  • 1 colher(sopa) de fermento em pó
  • 1 colher(sopa) de salsa picada
Coloque todos os ingredientes no liquidificador, começando pelos líquidos e bata bem e reserve.

Recheio:

  • 1/4 xícara(chá) de azeite
  • 1 cebola grande picada
  • 4 tomates sem pele picado. Tiro a semente também(opcional)
  • 1 vidro de palmito picado. Uso mais de um vidro porque gosto com bastante palmito.
  • 4 colheres(chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara(chá) de leite
  • 1/4 de azeitonas verdes picadas
  • Salsinha, sal e pimenta do reino á gosto.
Em uma panela média, aqueça o azeite, junte a cebola e o tomate, tampe e deixe cozinhar por 3 minutos ou até que a cebola fique macia.

Junte o palmito picado e a farinha dissolvida no leite e cozinhe em fogo baixo mexendo até engrossar.

Retire do fogo, junte a azeitona e a salsinha. Tempere com sal e pimenta do reino á gosto.

Deixe esfriar.

Obs: este recheio é tão gostoso que cuidado que pode não sobrar nada para a torta.

Montagem

Coloque metade da massa em um refratário untado e enfarinhado, disponha sobre este o recheio de palmito e cubra com a outra metade da massa.

Leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos.


Retire do forno e decore á gosto.

Obs: Usei um refratário tamanho médio ou uma forma de alumíno para torta de tamanho aproximadamente 22cm.

Torta saindo do forno


Minha receita preferida de torta de palmito. Não resisto !!!

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Sobremesa facilissima: Marshmellow banhado ao chocolate

Gostaria de mostrar uma receita super fácil e então me surgiu esta idéia. Seja para festa das crianças para deixar a mesa linda e garanto que todos irão gostar. Ou simplesmente servir depois de um jantar aos amigos. As fotos já falam por si só. Escolha um ótimo chocolate de qualidade, minha preferência meio amargo afinal o marshmellow é bem "docinho" o que já sabemos. Mas escolha o chocolate de sua preferência, confetes ou castanhas trituradas, usem a imaginação e saboreiem.





Aproveitem !!!

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Bolo Pão de Mel com Doce de leite

Sabe aquela vontade de comer pão de mel e você está bem longe para comprar um e matar o seu desejo. Foi assim que decidir fazer este bolo Pão de Mel com cobertura de Doce de leite.
Na verdade fiz em porções individuais então eu chamo de mini bolo Pão de mel, do tamanho do meu desejo porém a receita dá um bolo enorme. Prepare sua forma grande e arrase na receita. Ou se preferir divida a massa em duas formas e faça um agrado para alguém que você gosta muito.

Será uma miragem ????

Bolo Pão de Mel

Ingredientes:

  • 3 1/2 xícaras(chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara(chá) de açúcar mascavo
  • 1 xícara(chá) de maionese tradicional
  • 1 xícara(chá) de chocolate em pó
  • 1 xícara(chá) de leite
  • 1 ovo inteiro
  • 2 doses de conhaque
  • 1 colher(café) de canela em pó
  • 1 colher(café) de cravo da índia moído ou se não tiver moído coloque 2 cravos
  • 2 colheres(chá) de fermento
  • 1 xícara(chá) de mel ou glucose
A receita pedia para bater tudo no liquidificador mas a não ser que você tenha um liquidificador industrial ou seja grande "pra caramba" para poder bater todos os ingredientes e também que seja muito potente, não funcionará. Melhor bater na mão por exemplo. Sim, nós temos liquidificadores bons no mercado mas esta receita é impossível bater nele então bati na minha batedeira de mão. O importante é que misture todos os ingredientes e por isto indico que os cravos da índia seja em pó. Colocar os 2 cravos inteiros a massa, não aconselho pois comer um pedaço de  bolo e mastigar o cravo da índia inteiro, não dá.
Façam como desejar. Poderá separar os ingredientes secos e agregar os ingredientes molhados e misture tudo com um fouet. Não esqueçam que sempre o fermento em pó é o último a ser adicionado.
 Forno médio por até que asse completamente.

Dica: Indico que façam meia receita caso não estejam com o maior desejo como eu estava. Mas ficou de "chupar os dedos".

Um cafezinho não pode faltar !

Não !!! É real, mini bolo pão de mel com cobertura de doce de leite !



 
 
Observação: A cobertura misturei doce de leite com creme de leite(caixinha).
 
Fotos by Fabi 


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Baião de 2 especial

Resolvi apresentar ou melhor ensinar a vocês a minha receita predileta de Baião de dois.

Baião-de-dois é um prato típico da região Nordeste  do Brasil, oriundo do estado da Paraíba. Também é bastante apreciado nos estados de Rondônia e Acre. Consiste num preparado de arroz e feijão, de preferência o feijão verde ou feijão novo. É frequente adicionar-se carne-seca (charque).

O termo baião, que deu origem ao nome do prato, designa uma dança típica do nordeste, por sua vez derivada de uma forma de lundu, chamada "baiano". A origem do termo ganhou popularidade com a música Baião de Dois, parceria do compositor cearense Humberto Teixeira com o "Rei do Baião", o pernambucano Luís Gonzaga, na metade do século XX.

O baião, por ser uma mistura de dois elementos da culinária brasileira apreciados e de fácil acesso, o arroz e o feijão, é muito comum em áreas rurais do Nordeste. É possível perceber que ele é feito principalmente à noite para que seja aproveitado o restante do feijão cozido durante o dia.

Então faça sua listinha e vá para o supermercado á comprar os ingredientes porque esta receita brasileiríssima tenho certeza que não irá perder e vai fazê-la. Hoje eu estou brava e mandona (TPM), ai como as mulheres sofrem. Vamos lá...



Ingredientes:

  • 1kg de carne seca
  • 2 1/2 xícaras(chá) de feijão de corda (comprei na feira de rua)
  • 100g de bacon em pedaços
  • 5L de água
  • 4 dentes de alho processado
  • 1 cebola processada
  • 4 colheres(sopa) de manteiga de garrafa( comprei no Mercadão de S.P.)
  • 1 1/2 xícara(chá) de queijo coalho cortado em cubos
  • Coentro e cebolinha processados
Preparo

Deixar a carne seca na água para dessalgar em uma tigela, trocando-a a cada 4hs.

Em uma panela de pressão cozinhar a carne seca com o feijão(fiz separado) ou seja cozinhei separado ambos. Reserve.

Em outra panela, refogue o alho e a cebola na manteiga de garrafa até dourar, junte o feijão, misture, acrescente o arroz, o coentro e a cebolinha e cozinhe até o arroz ficar macio. Cozinhei o arroz separado e joguei ao refogado de alho e cebola. Lembrando que sempre que for refogar alho e cebolo, primeiro refoga a cebola e quando estiver transparente, jogue o alho e ambos ficaram douradinhos e não queimarão. Se jogar a cebola e o alho juntos, o alho dourará primeiro e quando a cebola estiver no ponto desejado o seu alho já estará queimadinho e isto ninguém quer. Mas continuando a receita, próxima etapa é adicionar o queijo coalho até que derreta. Fiz de outra forma, grelhei o queijo coalho e joguei em cima no final.

E por fim o bacon e misture tudo. Neste caso o queijo coalho finalizou o prato.

Opcional: Pode colocar banana da Terra. No meu caso não coloquei pois não encontrei. Mas como uma bananinha deve ficar "bão demais". Não sei se vocês sabem mas minha família mineira tem o hábito de comer banana com a comida. Coisa estranha alguns irão pensar mas é verdade mineiro gosta de uma banana viu.

Dicas:

  • Se não encontrar a manteiga de garrafa pode usar manteiga comum ou azeite. Ou como sempre faço alguns dos meus refogados com um pouco de manteiga e um pouco de azeite. Confesso á vocês que depois de ter rodado muitos lugares em S.P. e já estava virando história encontrar a manteiga de garrafa, resolvi ir ao centro da cidade e lá com toda a minha esperança achar a bendita. E foi dito e feito, lá eu comprei a manteiga de garrafa. Ai !! Somente o mercadão (Mercado Municipal de São Paulo) para salvar a minha vida para fazer a receita como um Nordestino faz.
  • Arroz e feijão devem ficar "al dente", não passem do ponto. Então fiquem de olho.
  • Usar arroz parborizado(melhor opção).
  • Cozinhar a carne seca em peça inteira e depois cortar em cubos. Desfiei a carne pois fica melhor.




Por sinal, esta receita me fez recordar uma das melhores férias da minha vida em Fortaleza. Sou apaixonada pela terrinha. Ai que saudades!!! Lugar lindíssimo, amo Fortaleza.

Fotos by Fabi.

Créditos á Google.

E beijão á todos(as) e principalmente aos nordestinos fica aqui o meu beijo especial.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Pancakes by Jamie Oliver

Se tem um chef que AMO é Jamie Oliver. Claro, que não somente á mim como milhões de seguidores amam Oliver.Suas receitas são fáceis e nunca falham. Assim quando quero fazer algo básico sempre penso no meu querido Jamie Oliver.

A semana passada foi o dia internacional de Panquecas(Internacional Pancake´s Day) e para quem acompanha a fan page do blog Bolo Simples no Facebook ficou sabendo á respeito. Porém deixei para celebrar este dia no final de semana com minha família. E assim foi feito como publiquei no Instagram.

Esta receita mais americana não tem e claro que lembrei dos bons tempos em que morei nos Estados Unidos. Muitas vezes quando ia tomar café com minha família americana e sempre não faltava as "pancakes". Além disto frequentava muitíssimo o IHope, o melhor lugar para comer panquecas.

Esta receita, vamos dizer assim " Pancakes USA Style", melhor impossível para começar o seu dia.

Adicione frutas as suas panquecas


Ingredientes

  • 3 ovos grandes
  • 115 grs de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 140ml de leite
  • 1 pitada de sal

Primeiramente separe as gemas das claras. Reserve as claras em um recipiente para batê-las em neve.

Em um bol coloque as gemas, farinha de trigo, fermento em pó, leite e uma pitada de sal. Misture com um fouet.

Em outro bol bata as claras em neve e adicione-as á massa. Misture as claras em neve delicadamente até que todos os ingredientes estejam bem incorporados.

Pegue uma frigideira antiaderente e adicione a massa das panquecas com uma concha. Confesso que minha panela para "pancakes" é fofa (reparem na foto).

Esta receita serve 2 pessoas mas tudo vai depender do tamanho das panquecas que fará.



Google responde: Xarope de ácer ou xarope de bordo, conhecido como maple syrup e sirop d’érable nos Estados Unidos e no Canadá é um xarope extraído da seiva bruta de árvores do gênero Acer, sobretudo Acer nigrum e Acer saccharum, cujo nome comum, no Brasil, é bordo.

Syrup de chocolate ou Maple. Escolhi comer uma com Maple e outra com chocolate. Bom demais !!



Dica para quem vai passear nos USA conheça o IHOP http://www.ihop.com/ , que saudades de comer milhões de calorias no IHOP.

Fotos by Fabi.