domingo, 31 de janeiro de 2016

Mousse de Nutella com Ferrero Rocher

Sabe aquela mousse que é impossível comer um ou quando você come mas não resiste e repete a dose. Apresento o melhor mousse, Mousse de Nutella com Ferrero Rocher , simplesmente espetacular. Se Nutella, eu, você, nós amamos, imagina uma mousse de Nutella e ainda por cima com Ferrero Rocher, hummmmm!!!! Sem comentários, vamos parar de salivar e aprender a receita que é super fácil, ou melhor, facilíssima. Receita deliciosa, fácil, rápida, e sei que você não vai perder e se não tem os ingredientes, corre para comprar-los porque a vida é muito curta para comer uma mousse mais ou menos.(rs) E esta mousse é nota 10, ou melhor, nota 1000.


Ingredientes:

* 1 pote de Nutella
* 1 caixinha de creme de leite fresco em ponto de chantilly
* 5 Ferrero Rocher picado ou quanto baste(Q/B)
* Gotas de chocolate (opcional)
* Avelãs (opcional)

   O creme de leite fresco(caixinha) deve estar bem frio e bater em ponto de Chantilly mas cuidado nesta hora para não bater muito que pode talhar.
   Misture delicadamente e e com muita paciência a Nutella com o creme de leite fresco batito até formar um mousse e misture o Ferrero Rocher picados ou se preferir use o chocolate na decoração com também, as avelãs e gotas de chocolate mas é opcional. Vale também, peneirar chocolate em pó sobre a mousse, granulado, etc. A finalização da sua sobremesa, deixe a imaginação rolar e arrase.
   Leve para gelar por 4 horas e sirva. Garanto que não sobrará nenhum para contar história. Viu como é fácil esta Mousse de Nutella com Ferrero Rocher. Agora separe os ingredientes e vá para a cozinha.


** Quem me acompanha no Instagram sabe que hoje, de sobremesa, tivemos esta mousse. Se não me seguem lá, busquem @bolosimples e vou adorar ter você mais pertinho de mim.

** Se não quer perder nenhuma receita do Blog Bolo Simples, não deixam de curtir a página do Facebook "Bolo Simples" lá sempre terão inspirações, meu Bom Dia, dicas de decoração, e até receitinhas que posto na FanPage. Não deixem de curtir Bolo Simples.

** Tenham alguma dúvida, me escrevam na página do Facebook Bolo Simples, ou no IG ou mandem um email para bolosimples@gmail.com vou adorar responder-los.

** Twitter > @bolosimples

   Um beijo grande em cada um de vocês que passam pelo meu amado cantinho, meu blog.
Agradeço de coração.
 
 
Obs: Não sou patrocinada por nenhuma marca, faça o meu blog Bolo Simples, ou seja, minhas receitinhas pelo simples prazer e amar tudo que envolve doces principalmente. Faço o que amo, simples assim.


sábado, 9 de janeiro de 2016

Victoria Sponge Cake

  Olá para todos!!! Feliz Ano Novo e que 2016 seja abençoado.
  Começo o ano com uma das minhas receitas preferidas, e claro, não poderia ser diferente, SIM é de bolo e este no caso se chama Victoria Sponge Cake. Solta a língua e fala inglês, pois aqui também se aprende mas neste caso será com sotaque britânico, tá ??? Hummm!!! Victoria Spooonge Cake, chic. Mas deixa de lorota e vamos ao que interessa, vou contar um pouquinho sobre o bolo.
  Este bolo dá seu nome, como não poderia ser de outra maneira, a famosa rainha Victoria do Reino Unido, Inglaterra (1819 - 1901).
  Dizem que foi uma mulher boa e era muito partidária de servir um delicioso bolo acompanhado do seu "afternoon tea". Desde então até os nossos dias, sua reputação e consumo somente aumenta a cada dia mais, até que chegou em um ponto que converteu em um ícone, um clássico indiscutível da confeitaria inglesa.
   O típico bolo Victoria ou melhor Victoria Cake, geralmente deve conter de 2 bolos básicos( ao mais puro estilo pound cake), entre os bolos ou seja o recheio, coloca-se uma camada de geleia de framboesa ou de morango e outra bem generosa de chantilly adoçado(açucarado). Não é comum ter cobertura ou decoração, salvo por um pouco de açúcar de confeiteiro sobre o bolo.
  Em algumas ocasiões, este bolo recebe o nome de Victoria Sandwich. Apesar de que se trata de um bolo muito fácil de fazer mas se queremos realmente aproveitar este bolo, Victoria Sponge Cake como é devido, não podemos perder de vista nenhum conceito, as temperaturas e tempos indicados na receita.
  Então vamos aprender sobre a cozinha "British" ou seja, inglesa.


  Ingredientes
 
  Todos os ingredientes devem estar á temperatura ambiente, salvo que eu te indique ao contrário.
 
Para o bolo > Ingredientes
 
- 180g de manteiga em ponto de pomada e, reserve mais um pouco para untar a forma.
- 180g de açúcar superfino, o açúcar mais fino que você encontrar mas pode usar o açúcar refinado mesmo.
- 3 ovos, ligeiramente batidos. Bata com garfo pois somente queremos que se misturem. Bata um a um.
- 1/2 colher de sopa de extrato de baunilha de boa qualidade(opcional). Amo baunilha mas se não gostem ou não tem no momento, não tem problema. Continue separando os ingredientes para a receita. Como disse, a baunilha é opcional.
- 180g de farinha trigo com fermento. Uso uma farinha própria para fazer este bolo, uma farinha de trigo inglesa que encontrei em um mercado inglês mas quem tiver interesse busca pelo nome "Self Rasing Flour". Mas a farinha de trigo normal, dá super certo, já testei também. Sem desculpas, vocês irão fazer esta receita e se apaixonarão como eu.
- Açúcar de confeiteiro para decorar.
 
Para o recheio
- um pote de geleia de framboesa ou morango. Geleia  de sua preferência. Como sou apaixonada por morango, framboesa ou seja frutos vermelhos não troco de sabor por nada. Ah!! E compre uma marca de boa qualidade, uso de uma marca francesa que é uma delicia. Coloque umas 4 colheres de sopa de geleia.
- 250 ml de Creme de leite fresco. O creme de leite fresco está na parte de refrigerado, onde fica o leite fresco, manteiga, etc.
 
Necessitará
- 2 formas desmontável e redondas de 18 cm, untada com manteiga e a base da forma forrada com papel manteiga. Corte o papel manteiga do mesmo tamanho da forma.
 
- Para este bolo mediano servirá 8 porções(+ ou - ).
 
 
Modo de Preparo
 
1 - Pré-aqueça o forno á 180 graus
2 - Coloque a manteiga e o açúcar em um bol grande. Bata na batedeira que é mais rápido e  menos cansativo a manteiga com o açúcar até que se misturem bem e fiquem com um tom pálido e esponjoso. Levará em torno de uns 2 minutos. Não tem batedeira, pode bater na mão porém demora um pouquinho mais mas pense pelo lado positivo, já irá fazer exercícios para o braço. Força no bração. :-))
Ah!!! De vez em quando passe por todo os lados do bol uma espátula flexível para que tudo seja misturado muito bem.
3 - Adicione os ovos batidos um a um e o extrato de baunilha se caso o utiliza, misturando bem até conseguir uma massa bem pálida e esponjosa.
Continuando, passe a farinha de trigo por uma peneira no mesmo bol que estava misturando os ingredientes anteriores. Com uma espátula ou um fouet(batedor de metal), misture bem todos os ingredientes e adicione uma colher de sopa de leite ou mais, se necessário, para que fique uma massa de consistência ligeira e suave. O leite adicionado é no olhômetro mesmo. Penso que coloquei umas 3 colheres de sopa de leite, não tenho certeza. Tudo depende da qualidade dos ingredientes selecionados.
4 - Divida a massa em duas partes iguais para as formas devidamente já untada e com papel manteiga. Utilizo a balança eletrônica para ter uma melhor precisão quanto ao peso assim, cada forma irá com a mesma quantidade de massa e assim terá bolos iguais. Alise as superfícies da massa com a parte detrás da colher.
6 - Coloque os bolos para assar por aproximadamente durante 20-25 minutos, mas não esqueçam de fazer o teste do palito para saber se estão bem assados. Os bolos estarão prontos quando estiverem firmes ao tacto, os lados se separam da forma e ao introduzir um palito ou uma faca de metal ao centro saia totalmente limpo. Coloque as formas sobre algo de metal ou uma grade de metal para que esfriem para desmoldar. Uma vez que os bolos esfriarem poderá começar o recheio.
6 - Coloque em um prato para bolo bem bonito que tenha um dos bolos boca abaixo e coloque uma generosa camada de geleia. Simplesmente pego a geleia, misturo bem no próprio pote de geleia mesmo e a coloco. Não aconselho esquentar um pouquinho a geleia pois ficará muito mole e o seu recheio não vai querer ficar no seu bolo, vai por mim. Uma consistência espessa é a melhor textura que queremos neste caso.
7 - Para bater o creme de leite fresco, este deve estar bem frio. Até coloco-o da geladeira á alguns minutos no congelador para estar bem frio mesmo. Dica minha de como faço o melhor Chantilly: Uso 1 fava de baunilha, tiro as sementinhas da fava de baunilha. A melhor maneira de abrir a fava de baunilha é cortá-la ao meio utilizando uma faca bem afiada e com a ponta da faca com muito jeitinho, carinho vá retirando as sementinhas e reserve. A fava de baunilha no chantilly ficará cheio de pontinhos pretinhos, o que deixará seu recheio mais lindo ainda além de apetitoso, é claro.
O acessório da batedeira que utiliza para bater, este de metal, também coloco no congelador para ficar bem frio também. Ah!! E o bol também, todos para o congelador por alguns minutos ou simplesmente na geladeira. Tudo bem frio, batedores da batedeira, bol e creme de leite fresco vamos bater com 1 colher de chá ou de sopa de açúcar. A quantidade de açúcar é de sua preferência, mais docinho põe 1 colher de sopa, menos docinho 1 colher de chá de açúcar. Coloco uma colher de chá de limão também.Tudo junto, ou seja, o creme de leite fresco, o açúcar, o limão e as sementes da fava de baunilha deve bater em uma velocidade média-alta até que formem picos firmes. Preste atenção, é rápido o processo, se não ficar atenta passará do ponto e o calor excessivo formado á mistura arruinará a consistência e quedará como se estivesse cortado, resumindo, você bateu demais e conseguiu foi uma manteiga ou o tão famoso buttermilk e isto não queremos neste momento. O que queremos é um chantilly com picos firmes, com um toque de doçura á medida pois lembrem-se que o recheio é geleia e chantilly.
8 - Temos a camada de geleia no bolo esperando somente o chantilly então vamos colocar o chantilly em um saco de confeitar com o bico que desejar e vamos fazer lindamente, com maior perfeição e precisão o recheio de chantilly. Mas se não tem um saco de confeitar e bico, vai sem mesmo, basta espalhar com uma colher e todo seu amor que no final tudo dará certo.
9 - E finalmente colocamos o outro bolo em cima dos recheios e com uma peneira pequena peneiramos uma fina camada de açúcar de confeiteiro em cima e pronto. Ehhh!!! Seu lindo Victoria Sponge Cake ficou pronto. E uma vez que incorporou o recheio deve comer em seguida, neste caso, é a parte mais difícil, COMER (que nada, não sobrará um pedaço para contar história).
 
 
Observações:
Se preferir pode fazer o bolo, na verdade, os bolos por são 2 com antecedência. Faça um dia antes de comer o bolo, por exemplo. E coloca-os em filme plástico e conserve na geladeira.
E em dias de muito calor pode substituir a geleia de morango pela fruta. Humm!!! morangos frescos. Que delícia!!!  Pode ser framboesas frescas também. Recheie o bolo com uma capa de chantilly e coloque os morangos frescos. Por último, decora a superfície do bolo(o topo do bolo) com chantilly e alguns morangos cortados e aprecie com um chá gelado se preferir. Ou como os ingleses fazem no chazinho das 5. Eu mesmo, gosto é de chazinho inglês com leite como manda o figurino.
Já falei demais, mas quero que saboreiem da forma melhor forma, seja ele, com chazinho, com café ou suco, ou sei lá o quê. A única coisa que sei é que este bolo é SENSACIONAL.
 

Redes Sociais
 
- Facebook > não deixem de curtir á página do blog "Bolo Simples" por lá também sempre dou dicas de decoração de casa, receitinhas rápidas por lá, inspirações, etc. Curtem a página, joinha lá por favor. :-D
 
- Instagram > @bolosimples  - Pelo IG acompanharão um pouquinho dos meus dias por lá, meus cafezinhos da manhã inspiradores, louças lindas que amo, etc.
 
- Twitter > @bolosimples
 

- Quem sabe em um futuro próximo tenho também meu canal no YouTube pois ao final, serei uma futura chef de cozinha e estou estudando para isto aqui na Espanha.
 
Deixa eu dar tchau á vocês se não este post será o mais longo ever. Está bem detalhado, expliquei com detalhes cada passo. Sim eu sou super detalhista mas se tiverem alguma dúvida podem me escrever no email bolosimples@gmail.com
 
 
Um beijo á todos vocês que passam por aqui e Obrigado pelo carinho sempre.