quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Baião de 2 especial

Resolvi apresentar ou melhor ensinar a vocês a minha receita predileta de Baião de dois.

Baião-de-dois é um prato típico da região Nordeste  do Brasil, oriundo do estado da Paraíba. Também é bastante apreciado nos estados de Rondônia e Acre. Consiste num preparado de arroz e feijão, de preferência o feijão verde ou feijão novo. É frequente adicionar-se carne-seca (charque).

O termo baião, que deu origem ao nome do prato, designa uma dança típica do nordeste, por sua vez derivada de uma forma de lundu, chamada "baiano". A origem do termo ganhou popularidade com a música Baião de Dois, parceria do compositor cearense Humberto Teixeira com o "Rei do Baião", o pernambucano Luís Gonzaga, na metade do século XX.

O baião, por ser uma mistura de dois elementos da culinária brasileira apreciados e de fácil acesso, o arroz e o feijão, é muito comum em áreas rurais do Nordeste. É possível perceber que ele é feito principalmente à noite para que seja aproveitado o restante do feijão cozido durante o dia.

Então faça sua listinha e vá para o supermercado á comprar os ingredientes porque esta receita brasileiríssima tenho certeza que não irá perder e vai fazê-la. Hoje eu estou brava e mandona (TPM), ai como as mulheres sofrem. Vamos lá...



Ingredientes:

  • 1kg de carne seca
  • 2 1/2 xícaras(chá) de feijão de corda (comprei na feira de rua)
  • 100g de bacon em pedaços
  • 5L de água
  • 4 dentes de alho processado
  • 1 cebola processada
  • 4 colheres(sopa) de manteiga de garrafa( comprei no Mercadão de S.P.)
  • 1 1/2 xícara(chá) de queijo coalho cortado em cubos
  • Coentro e cebolinha processados
Preparo

Deixar a carne seca na água para dessalgar em uma tigela, trocando-a a cada 4hs.

Em uma panela de pressão cozinhar a carne seca com o feijão(fiz separado) ou seja cozinhei separado ambos. Reserve.

Em outra panela, refogue o alho e a cebola na manteiga de garrafa até dourar, junte o feijão, misture, acrescente o arroz, o coentro e a cebolinha e cozinhe até o arroz ficar macio. Cozinhei o arroz separado e joguei ao refogado de alho e cebola. Lembrando que sempre que for refogar alho e cebolo, primeiro refoga a cebola e quando estiver transparente, jogue o alho e ambos ficaram douradinhos e não queimarão. Se jogar a cebola e o alho juntos, o alho dourará primeiro e quando a cebola estiver no ponto desejado o seu alho já estará queimadinho e isto ninguém quer. Mas continuando a receita, próxima etapa é adicionar o queijo coalho até que derreta. Fiz de outra forma, grelhei o queijo coalho e joguei em cima no final.

E por fim o bacon e misture tudo. Neste caso o queijo coalho finalizou o prato.

Opcional: Pode colocar banana da Terra. No meu caso não coloquei pois não encontrei. Mas como uma bananinha deve ficar "bão demais". Não sei se vocês sabem mas minha família mineira tem o hábito de comer banana com a comida. Coisa estranha alguns irão pensar mas é verdade mineiro gosta de uma banana viu.

Dicas:

  • Se não encontrar a manteiga de garrafa pode usar manteiga comum ou azeite. Ou como sempre faço alguns dos meus refogados com um pouco de manteiga e um pouco de azeite. Confesso á vocês que depois de ter rodado muitos lugares em S.P. e já estava virando história encontrar a manteiga de garrafa, resolvi ir ao centro da cidade e lá com toda a minha esperança achar a bendita. E foi dito e feito, lá eu comprei a manteiga de garrafa. Ai !! Somente o mercadão (Mercado Municipal de São Paulo) para salvar a minha vida para fazer a receita como um Nordestino faz.
  • Arroz e feijão devem ficar "al dente", não passem do ponto. Então fiquem de olho.
  • Usar arroz parborizado(melhor opção).
  • Cozinhar a carne seca em peça inteira e depois cortar em cubos. Desfiei a carne pois fica melhor.




Por sinal, esta receita me fez recordar uma das melhores férias da minha vida em Fortaleza. Sou apaixonada pela terrinha. Ai que saudades!!! Lugar lindíssimo, amo Fortaleza.

Fotos by Fabi.

Créditos á Google.

E beijão á todos(as) e principalmente aos nordestinos fica aqui o meu beijo especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário