segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Como conseguir o Bolo Perfeito


 A primeira postagem quero falar sobre como conseguir o Bolo Perfeito. Darei dicas simples que aprendi e assim seu bolo ficará dourado por fora, fofinho e aerado por dentro. Prepararão Bolos Simples mas com certeza cheios de sabor.
  As dicas são simples e nem requer tanta habilidade. Ingredientes de qualidade nas mãos e seguir a receita com precisão. Além disto, é preciso prestar atenção no prazo de validade dos produtos.
E antes de fazer qualquer receita, faça a "miss-en-placê ( nome chic né ), ou seja, separar todos os ingredientes medidos e pesados antes da preparação.
  Então vamos lá.
  
** Pegue sua forma mais bacana untada com manteiga pois tem mais cremosidade e é mais fácil de espalhar. Depois é só polvilhar com farinha de trigo e bater o excesso e voi lá. Não esqueça que o ideal é que a quantidade de massa colocada na forma, nunca ultrapasse 3/4 de sua altura. As vezes eu uso papel manteiga ou papel alumínio em vez de untar. Corte o papel no tamanho do fundo da forma e "cole" pontinhos de margarina sobre a forma.

** Preaqueça o forno por pelo menos 10 minutos antes de assar qualquer bolo. Procure assá-la em temperatura média, a 180 C e nunca abra o forno durante o cozimento pois a mudança brusca de temperatura fará seu bolo "murchar". E claro, ninguém vai querer um bolo "murcho" não é mesmo ???
Abra o forno somente quando estiver bem próximo do tempo total que a receita solicita. Use um timer para controlar o tempo com precisão.

 ** Olhe sempre a temperatura e o tempo de cozimento indicado para que seu bolo cozinhe por dentro e doure o necessário pois se o forno estiver quente demais, o bolo pode dourar e a massa continuar crua por dentro.

 ** Verifique se a grade do seu forno está na posição correta assim evitará surpresas. Outra dica é, coloque a massa numa forma e nivele com faca assim seu bolo crescerá uniforme. Eu também dou umas batidinhas na massa segurando com firmeza a forma em cima de um pano de prato assim sairá as bolhas de ar caso tenha-o.

** O velho truque de espetar um palito no centro da forma é o melhor método para verificar se o bolo está assado. Se ele sair limpo, está pronto. Se sair sujo o palito "líquido" e o bolo já estiver dourado, retire o bolo do forno, cubra com papel alumínio e leve de volta ao forno até terminar o cozimento.

Se seguirem minhas dicas se tornarão uma boleira de "mão cheia ".

Comentem.... deixem suas dicas pois vou adorar aprender com vocês também.
 

4 comentários:

  1. Oi Fabi,
    Adorei as dicas, vou anotar tudinho rsrs
    Tb tenho um blog, dá uma passadinha por la depois,
    www.thaisepaulo.blogspot.com.br

    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Oi querida amo seu blog é demais...as dicas então nem se fala, as receitas perfeitas e as formas o que dizer? tudo lindo e muito simples mesmo amo cada detalhe

    ResponderExcluir
  3. Oi Thais,
    vou ver seu blog sim.
    Obrigado por acompanhar o meu blog tâo querido. :-))
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana Paulo,
    fico contente e feliz com o seu carinho. Obrigado pelo recadinho.
    Bjos

    ResponderExcluir