domingo, 7 de abril de 2013

Prato português

Vamos aprender a fazer o caldo verde que é uma sopa de couve galega, tipicamente do norte de Portugal continental, mas muito divulgada por todo o país, é provavelmente a mais famosa sopa portuguesa. É uma sopa geralmente espessa e de cor predominantemente verde, uma vez que é feita com couve cortada às tiras bastante finas.
O Caldo Verde foi nomeado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal. Opa!!! então vamos aprender uma das maravilhas e em um dia friozinho cai muito bem.


Caldo Verde

Receita para 6 porções

* 2 maços de Couve-manteiga
* 1 xícara de chorizo espanhol cortado em cubos
* 1kg de batatas descascadas
* água
* sal
* 1 cebola picadinha
* 1 dente de alho cortado em lâminas
* 1/2 xícara de azeite

Retire os talos de couve e fatie-a finamente. Reserve.
Pique as batatas em pedaços pequenos.
Em uma panela, coloque 1 litro de água com o chorizo, espere ferver, escorra e reserve o chorizo.
Em outra panela, coloque as batatas, a cebola, o alho, metade do azeite, 1 1/2 litro de água e sal. Cozinhe até as batatas amaciarem Retire do fogo, espere amornar e transfira para o copo do liquidificador.
Bata até obter um creme homogêneo e despeje de volta para a panela. Junte o azeite restante e cozinhe por mais 5 minutos ou até que começa a engrossar, mexendo de vez em quando. Misture o chorizo e a couve. Cozinhe por mais uns 10 minutos, acerte o sal e sirva sem seguida.

Receita do livro Carlota Balaio de Sabores de Carla Pernambuco.
Informações tiradas no wikepedia.
Querem conhecer mais de minha chef predileta que ainda a conhecerei pessoalmente, maravilhosa e talentosa. Por isto é sucesso absoluto em seus livros, nos restaurantes Carlota e Las Chicas que conheço e super indico. E também tem o programa Brasil no Prato no Canal Bem Simples como falei no outro post anterior.
 Cliquem aí http://www.carlapernambuco.com.br/


Imagem de Carla Pernambuco do Facebook.
Imagem do prato by me, Fabi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário