quarta-feira, 8 de maio de 2013

Bolo de Cenoura com cobertura de brigadeiro

Bolo de Cenoura é fácil de fazer, nutritivo e com brigadeiro de cobertura fica perfeito. Garanto que não irão resistir a esta delícia e tenho certeza que tem todos os ingredientes na despensa para ir correndo agora fazer esta receita de Bolo Simples.



Para o bolo necessita > Ingredientes:  
   
* 1/2 xícara (chá) de óleo
* 3 cenouras médias em cubos cruas
* 4 ovos inteiros
* 3 xícaras (chá) de açúcar
* 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
* 1 colher (sopa) de fermento em pó
* 1 pitada de sal

Modo de preparo:
     
Bater no liquidificador primeiro os ovos e o óleo, acrescentar a cenoura, bater bem.
Depois numa tigela, colocar a farinha de trigo, açúcar, pitada de sal e misture bem e junte os líquidos batido no liquidificador.
Adicionar o fermento, e misturar lentamente.
Assar em forno pré- aquecido (l80ºC) por 40 minutos.
Cobertura

A cobertura fiz o brigadeiro da forma mais simples possível e que todos sabem fazer. Usei manteiga sem sal (1 colher sopa), chocolate em pó ( + ou - 5 colheres de sopa bem cheia ). Nada de achocolatado pelo" amor de Deus" e uma lata de leite condensado. Mecha tudo bem e leve ao fogo médio e quando começar a borbulhar desligo e está pronta minha cobertura deliciosa. Faço tudo no "olhômetro".



Obs: Tenho que confessar para meus seguidores aqui que meus primeiros brigadeiros foram feitos com achocolatado e eu amava e lambuzava os dedos. Mas aprendemos que com chocolate puro, como eu chamo o "chocolate em pó dos padres" fica muito mais saboroso e a doçura na medida certa. Até hoje chamo o chocolate em pó da caixinha vermelha de "dos padres"  agora não me perguntem porque eu gravei o nome assim que não tenho ideia, desde de criança (sentindo "veia" agora) olhava a caixinha e lembrava dois padres. Mas o nome certo é chocolate em pó " Dois frades"



Frade é a designação dada a um católico consagrado que pertence a uma ordem religiosa mendicante e que vive normalmente num convento. Ele tanto pode ser um clérigo como um leigo.
O termo frade é proveniente da palavra latina frater, irmão, pelo qual se dirigiam uns aos outros. O título dado aos frades é frei, que deve ser usado somente anteposto ao prenome do frade e nunca como um substantivo independente (o correto é "o frade foi ordenado" e não "o frei foi ordenado").

Padre vive como Jesus na comunidade. Em nossa família, geralmente o pai ajuda a dar o bem estar da família, sustentando-a, educando-a e providenciando a saúde; enfim, é ele que costuma a se preocupar para que sua família cresça espiritualmente, moralmente, fisicamente e socialmente. Na comunidade paroquial, cabe ao padre orientar o povo. A função do padre é ouvir, reunir e orientar as famílias, atender os doentes, administrar os sacramentos, transmitir a Palavra (para maior glória de Deus e formação do homem cristão). As três grandes missões do padre são: pregar a Palavra, celebrar os sacramentos, Governar o povo de Deus.O povo encarrega-se pela Palavra de Deus. O sacerdote tem o dever de ensinar o Evangelho ao povo, convidando-o para a conversão e santidade.

Religião é algo que não se discute e respeito mas achei interessante colocar a diferença entre Frade e Padre. Vivendo e aprendendo sempre.

Créditos: Google e Universo Católico.



2 comentários:

  1. Oi, adorei a receita e gostaria de saber se posso colocar chocolate granulado ou pedacinhos de chocolate ao leite no meio da massa para assar? obrigada! Parabéns pelo blog!!! bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Suzana claro que pode, fica uma delícia tb. :-).
    Obrigado pelo carinho e acompanhar o meu blog. Bjos

    ResponderExcluir