domingo, 13 de março de 2016

Le Cordon Bleu, a escola culinária mais famosa do planeta

 
  Olá queridos e queridas, com certeza quem ama a arte de cozinhar como eu, já ouviram falar da escola culinária mais famosa do planeta e o tão sonhado lindo cordão azul.
  O mundo inteiro respira comida, mas estudar gastronomia em Paris tem um quê todo especial, chic e um sonho para muitos, inclusive à mim, mas o problema é que infelizmente não falo Francês, somente Inglês, Espanhol e Português e próximo ano, metas para 2017 é entrar no curso de Francês. Nunca sabemos o dia de amanhã, e aprender nunca é demais. Os franceses são os melhores (meu ponto de vista) ao que conhecem sua cultura e os prazeres de uma boa mesa há séculos - e tem a total desenvoltura ao escrever e falar do assunto. Ou seja, a fama de sua cozinha é justificada. E chegar á estudar na prestigiada Le Cordon Blue é o ponto mais alto para quem quer seguir a carreira como cozinheiro profissional, que confesso, é o meu caso e estou na luta a cada dia para chegar ao top e ir estudar na tão sonhada, prestigiada escola e obter o cordão azul.
  E sabe que o nosso lindo Brasil já tem a primeira unidade da Cordon Bleu e em pleno funcionamento que fica no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. O instituto no Rio oferece três cursos técnicos com duração reduzida, ideais para quem já trabalha na área e busca aperfeiçoamento profissional. Outra informação bacana é que a escola promete cursos de culinária brasileira e técnicas específicas, como panificação. Ah!!! Outro detalhe importante é que 20% das vagas serão oferecidas com bolsas á alunos selecionados pela FAETEC.
  A história da instituição é quase uma lenda: o termo "Cordon Bleu" (fita azul) era usado entre os cavaleiros da Ordem do Espírito Santo, no final do século 16. Acredita-se que o grupo promovia jantares luxuosos e extravagantes, e detalhe, usava uma fita azul na lapela e por isto, o termo. No século 18, a expressão era usada para qualquer pessoa que fosse excelente em seu ramo, embora a relação da fita azul com comida fosse imediata no imaginário francês. No final do século 19, a revista de culinária fundada por Marthe Distel deu o significado moderno à Cordon Bleu. A publicação convidava chefs para ensinar técnicas e, em 1895, surgiu a escola culinária.
  Há institutos na Inglaterra, no Peru, na Turquia, na Ásia(Japão e China), no Canadá e na Espanha que tive a oportunidade em conhecer em Madrid. A escola é realmente um sonho, e hoje sou mais apaixonada pela escola, amor á primeira vista. Sonho em vestir o dólmã desta prestigiosa escola e daqui 1 ano e pouco espero poder realizar mais um sonho, este, de fazer o curso completo de "resposteria" como chamam os espanhóis á tudo que envolve doces. Patesserie é minha paixão. E conto á vocês, minha formação é.... estudei Odontologia no Brasil, sou dentista, então como sempre falo: "Sou a dentista mais doce". Desde pequena minha paixão saõ os bolos, doces, enfim, tudo que seja doce, doce. Mostrarei á vocês as fotos da escola Le Cordon Bleu de Madrid.
  Sabem que a escola teve uma aluna célebre que foi a Julia Child (1912-2004), apresentadora de tv, escritora e uma das mais estusiastas e divulgadora da cozinha francesa pelo mundo, e sobre o assunto podem ver o filme mais fofo, Julie & Julia. Se não assistiram, assistem. Vale a pena!!! Também recomendo o livro, sou fã, como vocês sabem á tudo que envolve gastronomia.

  Alunos em aula teórica

Alunos realizando o que aprenderam na teoria, praticando....
 
Minha vida, meu amor, minha paixão.
 
Eu, no futuro. :-)) Linda e realizada.
LE CORDON BLUE, Madrid - Espanha
 
 
  Como futura chef de Cuisine me despeço de vocês. Agradeço o carinho e atenção por passarem por aqui.
                                  E vamos realizar nossos sonhos. Acreditar é poder!!!
 
  Se quiserem saber maiores informações sobre a Le Cordon Blue Rio de Janeiro - cordon-bleu.edu.
que fica na Rua da Passagem, 179, Botafogo.
 
 Contatos:
 
* FanPage > Bolo Simples (Facebook), não deixem de curtir a página do Blog Bolo Simples
 
* Twitter > @bolosimples
 
* Instagram > @bolosimples
 
 
Créditos fotos: Pinterest
 



domingo, 6 de março de 2016

French rolls de morango com Nutella

Já ouviu falar de French rolls ??? Tenho certeza que sim. Esta receita é uma variação do French Tost, termo em inglês para torrada francesa, que esta é tradicionalmente mergulhada em leite ou creme de leite e ovos. Como sempre digo, tudo que seja francês nem que seja somente o nome, já nos cai muito bem porque a gastronomia francesa reina em absoluto. Então, esta receita lembra algo familiar para você ??? Eu respondo que SIM, a receita é parecida com a nossa tradicional, deliciosa, e natalina, a tão famosa rabanada. Mas os French rolls são enroladinhos e recheados de muita gostosura que você pode variar com Nutella(creme de avelã), frutas de sua preferência (minha escolha foi os morangos porque sabem que sou louca por esta fruta), chocolate, cream cheese, doce de leite.... enfim, tudo que o seu desejo mandar.

É tão fácil fazer essa receita, rápido e todos irão se surpreender com essa delícia. Eu garanto!!!

Vamos aos ingredientes:

* 6 fatias de pão de forma sem casca/ sem a lateral

* 2 ovos levemente batidos

* 1 colher de sopa de leite

* 6 colheres de sopa de creme de avelã/Nutella (ou doce de leite, brigadeiro, cream cheese...)

* 10 morangos picados (ou outra fruta de sua preferência)

* Açúcar e canela á gosto

* Manteiga para fritar

Separe todos os ingredientes: Ovos ligeiramente batidos, Creme de avelã, morangos picados, pão de forma

Em um recipiente á parte coloque o açúcar e a canela e a frigideira para fritar os French rolls.
 
Modo de Preparo:
 
> Para começar, retire as cascas do pão de forma com a ajudar de uma faca ou compre-os sem as cascas. Passe o rolo de macarão aquele famoso de fazer massas mas se não tiver use uma garrafa de vidro ou copo bem lavados sobre as fatias de pão para deixa-las bem fininhas (foto abaixo).
 
 
 
> Bata os ovos com o leite. Pegue uma fatia de pão, recheie com uma colher de creme de avelã (famosa Nutella) um pouquinho de morangos picados (o equivalente a 1 colher e meia). Enrole com a fatia já recheada delicadamente, com cuidado, coloque todo seu amor para não quebrar. Faça isto com as demais fatias e reserva os rolls.
 
 
 
> Em uma frigideira antiaderente,, coloque um pouco de manteiga (mais ou menos 2 colheres de sopa) e derreta. Mergulhe os rolls na mistura de ovos com leite e frite-os na frigideira com manteiga, em fogo baixo a médio para não queimar. Assim que dourar de todos os lados, retire e passe no açúcar e canela.
  Lembre-se que ao mergulhar os rolls na mistura de ovos com leite é vapt-vupt, nada de deixar-los lá parados. É passar na mistura e tirar-los, depois, fritar.
 Sirva ainda quentinhos!!!
 
 
French rolls combina com cafezinho, com chá.....hummmm!!! Já deu água na boca!
 

 


Sobremesa vapt-vupt e chique. Mas além de ser uma ótima sobremsa pode ser feita até mesmo no cafezinho da tarde como fiz. Quem me acompana no Instagram @bolosimples viram a minha aventura gostosa na cozinha.
Façam e me contem seja por aqui, Blog Bolo Simples, ou pela FanPage (Facebook) "Bolo Simples", vou adorar ter o recadinho de vocês em qualquer rede social, assim ficamos mais pertinho, curtem tudo e me seguem.
 
Vamos lá.... me encontram :-)
 
- FanPage - Facebook - Bolo Simples - curtem á página do blog e estarão por dentro de tudo seja por lá ou por aqui. Sempre tem o meu Bom Dia, inspirações, dicas de decoração, ou seja, dicas de tudo que amo.
 
- Instagram @bolosimples - Seguem por lá também, fico feliz com as curtidas de todos.
 
- Twitter @bolosimples
 
 
Muito Obrigado por passarem no meu cantinho tão amado!!!