domingo, 13 de março de 2016

Le Cordon Bleu, a escola culinária mais famosa do planeta

 
  Olá queridos e queridas, com certeza quem ama a arte de cozinhar como eu, já ouviram falar da escola culinária mais famosa do planeta e o tão sonhado lindo cordão azul.
  O mundo inteiro respira comida, mas estudar gastronomia em Paris tem um quê todo especial, chic e um sonho para muitos, inclusive à mim, mas o problema é que infelizmente não falo Francês, somente Inglês, Espanhol e Português e próximo ano, metas para 2017 é entrar no curso de Francês. Nunca sabemos o dia de amanhã, e aprender nunca é demais. Os franceses são os melhores (meu ponto de vista) ao que conhecem sua cultura e os prazeres de uma boa mesa há séculos - e tem a total desenvoltura ao escrever e falar do assunto. Ou seja, a fama de sua cozinha é justificada. E chegar á estudar na prestigiada Le Cordon Blue é o ponto mais alto para quem quer seguir a carreira como cozinheiro profissional, que confesso, é o meu caso e estou na luta a cada dia para chegar ao top e ir estudar na tão sonhada, prestigiada escola e obter o cordão azul.
  E sabe que o nosso lindo Brasil já tem a primeira unidade da Cordon Bleu e em pleno funcionamento que fica no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. O instituto no Rio oferece três cursos técnicos com duração reduzida, ideais para quem já trabalha na área e busca aperfeiçoamento profissional. Outra informação bacana é que a escola promete cursos de culinária brasileira e técnicas específicas, como panificação. Ah!!! Outro detalhe importante é que 20% das vagas serão oferecidas com bolsas á alunos selecionados pela FAETEC.
  A história da instituição é quase uma lenda: o termo "Cordon Bleu" (fita azul) era usado entre os cavaleiros da Ordem do Espírito Santo, no final do século 16. Acredita-se que o grupo promovia jantares luxuosos e extravagantes, e detalhe, usava uma fita azul na lapela e por isto, o termo. No século 18, a expressão era usada para qualquer pessoa que fosse excelente em seu ramo, embora a relação da fita azul com comida fosse imediata no imaginário francês. No final do século 19, a revista de culinária fundada por Marthe Distel deu o significado moderno à Cordon Bleu. A publicação convidava chefs para ensinar técnicas e, em 1895, surgiu a escola culinária.
  Há institutos na Inglaterra, no Peru, na Turquia, na Ásia(Japão e China), no Canadá e na Espanha que tive a oportunidade em conhecer em Madrid. A escola é realmente um sonho, e hoje sou mais apaixonada pela escola, amor á primeira vista. Sonho em vestir o dólmã desta prestigiosa escola e daqui 1 ano e pouco espero poder realizar mais um sonho, este, de fazer o curso completo de "resposteria" como chamam os espanhóis á tudo que envolve doces. Patesserie é minha paixão. E conto á vocês, minha formação é.... estudei Odontologia no Brasil, sou dentista, então como sempre falo: "Sou a dentista mais doce". Desde pequena minha paixão saõ os bolos, doces, enfim, tudo que seja doce, doce. Mostrarei á vocês as fotos da escola Le Cordon Bleu de Madrid.
  Sabem que a escola teve uma aluna célebre que foi a Julia Child (1912-2004), apresentadora de tv, escritora e uma das mais estusiastas e divulgadora da cozinha francesa pelo mundo, e sobre o assunto podem ver o filme mais fofo, Julie & Julia. Se não assistiram, assistem. Vale a pena!!! Também recomendo o livro, sou fã, como vocês sabem á tudo que envolve gastronomia.

  Alunos em aula teórica

Alunos realizando o que aprenderam na teoria, praticando....
 
Minha vida, meu amor, minha paixão.
 
Eu, no futuro. :-)) Linda e realizada.
LE CORDON BLUE, Madrid - Espanha
 
 
  Como futura chef de Cuisine me despeço de vocês. Agradeço o carinho e atenção por passarem por aqui.
                                  E vamos realizar nossos sonhos. Acreditar é poder!!!
 
  Se quiserem saber maiores informações sobre a Le Cordon Blue Rio de Janeiro - cordon-bleu.edu.
que fica na Rua da Passagem, 179, Botafogo.
 
 Contatos:
 
* FanPage > Bolo Simples (Facebook), não deixem de curtir a página do Blog Bolo Simples
 
* Twitter > @bolosimples
 
* Instagram > @bolosimples
 
 
Créditos fotos: Pinterest
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário