quarta-feira, 31 de julho de 2013

Vamos para a padaria mais charmosa de São Paulo




A charmosa padaria Julice Boulangére, em um sobrado linda com varanda no bairro de Pinheiros, tem feito o maior sucesso e aqui está a minha dica de passeio para o final de semana ou quando te apetece. Infelizmente não deu tempo para conhecer quando morava em São Paulo mas na próxima visita será um dos primeiros lugares a ser visitado. Estou longe mas vocês que moram em S.P. aproveitem bastante porque lugares ótimos é o que não falta.


Ai que amor os talheres no guardanapo amarrado assim com laçinho
Dos pães produzidos com fermento natural pela chef Julice Vaz dispensam acompanhamentos. Em
setembro de 2012, foi eleita a melhor padaria pelo júri  de “Comer & Beber 2012-2013”, edição especial da Veja São Paulo que premia os melhores estabelecimentos paulistanos. De muito bom gosto, o menu do café traz receitas da sanduicheria francesa reinventadas, que fazem o maior sucesso. Entre eles, destaque para o Croque Monsieur - eleito pelo jornal Folha de S. Paulo como o melhor da cidade. O Croque Monsieur(já sabem o que querem provar) é um sanduíche francês, recheado com queijo gruyére, presunto e molho bechamel e gratinado no forno. Também completam o cardápio os crepes doces e salgados, as quiches caprichadas, saladas especiais, caldos, kits de café da manhã e bebidas inéditas com café. Ah tem até Gift Card para dar de presente. Olha que presente delicioso e guloso, eu adoraria ganhar um. Ninguém nunca pensou em um presente mais saboro que este.


"Croque Monsieur"

 

 


Para conhecer mais sobre a boulangere: http://www.juliceboulangere.com.br/index.php
Endreço: R. Dep. Lacerda Franco 536 - SP - Tel. 5011-3097-9144 / 3097-9162
Horário de funcionamento: Seg. à Sáb. das 8:30 às 20:00

Créditos para as fotos: Obtidas diretamente do site.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Brioches quentinhos, por favor !!!

Sabe quando você quer sentir o cheirinho de um pãozinho na sua casa, comer quentinho e com uma manteiguinha que até derrete. Pois é, esta era a sensação que eu queria. Então decidi realizar o desejo e fui fazer-los. Assim foi o meu café da manhã acompanhado por um cafezinho e brioches.

Brioche é um pão de origem francesa, feito com alto teor de manteiga e ovo. É "leve e ligeiramente inchado, mais ou menos bem, de acordo com a proporção de manteiga e de ovos". Ele tem uma crosta dourada escura e escamosa. É considerado uma Viennoiserie , feito da mesma maneira que o pão, mas tem o aspecto mais rico de uma massa devido à adição extra de ovos, manteiga, líquido (leite, água, creme e, às vezes, conhaque) e ocasionalmente um pouco de açúcar. O brioche, junto com o pain au lait e o pain aux raisins - que são comumente consumidos no café da manhã ou como lanche - forma um subgrupo fermentado de Viennoiserie. O brioche é frequentemente preparado com fruta ou gotas de chocolate e servido como uma massa ou como base de uma sobremesa com muitas variações locais de ingredientes, recheios e coberturas adicionados.



Ingredientes:

  • 500g de farinha de trigo
  • 6g de fermento seco
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 colher (café) de sal
  • 100g de manteiga
  • 200ml de leite
Modo de Preparo

Coloque na batedeira(utilizei o gancho) nesta ordem: farinha, fermento, ovos e sal, alternando o leite e o açúcar.
Por último, adicione a manteiga. Bata tudo até ficar com textura lisa. Coloque a mistura em uma tigela grande e cubra com filme plástico. Leve ao refrigerador por 24h. Esta é a parte que temos que ter paciência e esperar mas depois tenho certeza que vai valer a pena.
Depois de 24h de espera, divida a massa ao meio e faça duas bolas, depois deixe descansar por aproximadamente 30 minutos. Enrole bem firme a massa e deixe a emenda para baixo. Coloque em duas formas para pão untadas com óleo. Espere crescer e, quando estiver faltando cerca de dois dedos para chegar até a borda, leve ao forno preaquecido em 180 graus. Asse pelo menos por 25 minutos.

Dica: Desenforme ainda quente. Cuidado para não quebrar a massa pois esta é bem delicada. Deixe esfriar e fatie apenas quando estiver completamente frio.


Brioches quentinhos saindo do forno

 
Créditos: Mais uma receita testada e aprovada da Revista Casa e Comida.
Créditos: Google

E meus primeiros brioches ficaram tão gostosos...hummmmmm !!!

quinta-feira, 18 de julho de 2013

O melhor Bolo de Fubá

 Oi queridos(as) peço desculpa pela demora mas estava de férias. Mas vocês sabem que nunca abandonaria o cantinho aqui. Estou sempre presente na minha fanPage do Facebook, se não seguem ainda não perca tempo, busque Bolo Simples e curte a minha página.

O título deste post diz tudo, o melhor (" the best cake ever" ), sim este Bolo de Fubá está na minha lista de receitas ou melhor no meu caderno de receitas como os Top 5. Super, mega macio que até desmancha porque tem uns bolos que é difícil descer "guela" abaixo, não é verdade. Teste a receita e garanto que nunca mais vai esquecê-lo de tão delicioso que é. E não vai querer fazer outra receita se não for esta.


 

Ingredientes para o bolo M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.O

  • 250g de manteiga sem sal
  • 300g de açúcar refinado
  • 5 gemas
  • 200ml de leite
  • 120g de farinha de trigo
  • 150 de fubá
  • 20g de fermento em pó
  • 5 claras
Preparo

Bata a manteiga com o açúcar, junte as gemas, e, alternadamente, o leite e a farinha de trigo já misturada com o fubá e o fermento. Bata as claras em neve e incorpore á mistura.
Asse em forno, preaquecido, a 180 C por 30 minutos, até que esteja assado completamente. Faça o teste do palito.

Observação: Cuidado com o tamanho da forma porque este bolo cresce bastante.




"Ow trem bão que é este bolo de Fubá sô"


Para Cobertura usei um doce que se come muito aqui na Espanha, chama-se " Dulce de Membrillo" è um doce bem parecido com a goiabada porém mais suave e menos doce. O doce comprado foi para panela derretido e adicionei suco de laranja e aí estava minha calda. E devo dizer que ficou assim sensacional. Faça com a goiaba ou qualquer cobertura que desejar. Para quem gosta de erva-doce somente adicione á massa antes de ir ao forno, assim Bolo Simples e ficará uma delícia também. Simples assim.
 
 
 
Créditos para a Chef Joyce Galvão que tudo o que ela faz é delicioso. Super talentosa, carismática, atenciosa e como professora é ótima pois tive o prazer de conhece-la no Espaço BGourmet no Jockey Club em São Paulo. Tive uma aula "dez" com ela. Para conhecer mais dos trabalhos da Chef entrem no site www.aboutcakes.com.br . Mais uma receita testada e aprovado por Bolo Simples.
 
 


quinta-feira, 4 de julho de 2013

Scones com passas pretas

O scone é um pão rápido (quick bread - expressão usada para diferenciar os pães que não utilizam fermento biológico) de origem escocesa. Ele é muito popular no Reino Unido e também nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda. Se acompanham o Blog Bolo Simples no Facebook ou no Instagram ( busquem Bolo Simples ) sabem que fui recentemente conhecer um pouquinho da Inglaterra e me apaixonei por estes "Scones" que é um pãozinho redondo, muito leve, macio e crocante, indispensável para acompanhar uma perfumada xícara de chá como manda a tradição dos ingleses. Vamos aprender !! Super rápido de fazer e fácil !! Simplesmente deliciosos e acompanhados com geléia da sua preferência e com creme( classic cornish Clotted cream ). Bom o creme comprei e trouxe na minha bagagem mas acho que é interessante saber que este creme é o melhor que já comi em toda a minha vida e fabricam desde 1890....uau !!!

 
Rendimento 10 unidades
Tempo de preparo 45 min

Ingredientes

250 g de farinha de trigo;
1 colher (chá) de fermento em pó;
1 pitada de sal;
45 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
1 colher (sopa) de açúcar + 1 pouco para polvilhar;
50 g de uvas-passas pretas, sem caroço;
1 ovo grande;
100 ml de leite bem gelado + 1 pouco para pincelar.

Modo de fazer
 
  • Peneire a farinha com o sal e o fermento. Acrescente a manteiga aos poucos, misturando com a ponta dos dedos, sem deixar que a manteiga fique totalmente incorporada à massa – a mistura deve ficar embolotada.

  • Adicione o açúcar e as passas. Reserve.

  • Em outra tigela, bata o ovo com o leite e acrescente 3/4 dessa mistura à farinha. Misture rapidamente com um garfo, adicionando aos poucos o restante da mistura de leite e ovo, até obter uma massa macia e consistente.

  •  Leve a massa a uma superfície enfarinhada e, com ajuda de um rolo, abra a massa com 3 cm de espessura. Corte os scones com um aro de 6 cm de diâmetro.

  •  Coloque os scones em papel-manteiga untado, pincele com leite e polvilhe com açúcar. Asse por 20-25 minutos, aproximadamente, em forno preaquecido a 180°C, até que os scones cresçam e dourem. 
Creme "Clotted cream" e geleia de frutas vermelhas para acompanhar os scones

 
 
 
Obs: Tradição inglesa é te servirem sempre uma jarra de leite fresco quente para misturar ao chá. Devo dizer que a primeira vez foi estranho tomar chá com leite mas hoje acostumei e amo ( quase uma inglesinha ).
 
Querem saber mais sobre o creme que disse entrem no site http://www.roddas.co.uk/ 
 
Créditos para a receita realizada, aprovada da Revista Casa e Comida. Receitinha está anotada no meu caderno de receitas.