quarta-feira, 24 de julho de 2013

Brioches quentinhos, por favor !!!

Sabe quando você quer sentir o cheirinho de um pãozinho na sua casa, comer quentinho e com uma manteiguinha que até derrete. Pois é, esta era a sensação que eu queria. Então decidi realizar o desejo e fui fazer-los. Assim foi o meu café da manhã acompanhado por um cafezinho e brioches.

Brioche é um pão de origem francesa, feito com alto teor de manteiga e ovo. É "leve e ligeiramente inchado, mais ou menos bem, de acordo com a proporção de manteiga e de ovos". Ele tem uma crosta dourada escura e escamosa. É considerado uma Viennoiserie , feito da mesma maneira que o pão, mas tem o aspecto mais rico de uma massa devido à adição extra de ovos, manteiga, líquido (leite, água, creme e, às vezes, conhaque) e ocasionalmente um pouco de açúcar. O brioche, junto com o pain au lait e o pain aux raisins - que são comumente consumidos no café da manhã ou como lanche - forma um subgrupo fermentado de Viennoiserie. O brioche é frequentemente preparado com fruta ou gotas de chocolate e servido como uma massa ou como base de uma sobremesa com muitas variações locais de ingredientes, recheios e coberturas adicionados.



Ingredientes:

  • 500g de farinha de trigo
  • 6g de fermento seco
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 colher (café) de sal
  • 100g de manteiga
  • 200ml de leite
Modo de Preparo

Coloque na batedeira(utilizei o gancho) nesta ordem: farinha, fermento, ovos e sal, alternando o leite e o açúcar.
Por último, adicione a manteiga. Bata tudo até ficar com textura lisa. Coloque a mistura em uma tigela grande e cubra com filme plástico. Leve ao refrigerador por 24h. Esta é a parte que temos que ter paciência e esperar mas depois tenho certeza que vai valer a pena.
Depois de 24h de espera, divida a massa ao meio e faça duas bolas, depois deixe descansar por aproximadamente 30 minutos. Enrole bem firme a massa e deixe a emenda para baixo. Coloque em duas formas para pão untadas com óleo. Espere crescer e, quando estiver faltando cerca de dois dedos para chegar até a borda, leve ao forno preaquecido em 180 graus. Asse pelo menos por 25 minutos.

Dica: Desenforme ainda quente. Cuidado para não quebrar a massa pois esta é bem delicada. Deixe esfriar e fatie apenas quando estiver completamente frio.


Brioches quentinhos saindo do forno

 
Créditos: Mais uma receita testada e aprovada da Revista Casa e Comida.
Créditos: Google

E meus primeiros brioches ficaram tão gostosos...hummmmmm !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário