quinta-feira, 4 de julho de 2013

Scones com passas pretas

O scone é um pão rápido (quick bread - expressão usada para diferenciar os pães que não utilizam fermento biológico) de origem escocesa. Ele é muito popular no Reino Unido e também nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda. Se acompanham o Blog Bolo Simples no Facebook ou no Instagram ( busquem Bolo Simples ) sabem que fui recentemente conhecer um pouquinho da Inglaterra e me apaixonei por estes "Scones" que é um pãozinho redondo, muito leve, macio e crocante, indispensável para acompanhar uma perfumada xícara de chá como manda a tradição dos ingleses. Vamos aprender !! Super rápido de fazer e fácil !! Simplesmente deliciosos e acompanhados com geléia da sua preferência e com creme( classic cornish Clotted cream ). Bom o creme comprei e trouxe na minha bagagem mas acho que é interessante saber que este creme é o melhor que já comi em toda a minha vida e fabricam desde 1890....uau !!!

 
Rendimento 10 unidades
Tempo de preparo 45 min

Ingredientes

250 g de farinha de trigo;
1 colher (chá) de fermento em pó;
1 pitada de sal;
45 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
1 colher (sopa) de açúcar + 1 pouco para polvilhar;
50 g de uvas-passas pretas, sem caroço;
1 ovo grande;
100 ml de leite bem gelado + 1 pouco para pincelar.

Modo de fazer
 
  • Peneire a farinha com o sal e o fermento. Acrescente a manteiga aos poucos, misturando com a ponta dos dedos, sem deixar que a manteiga fique totalmente incorporada à massa – a mistura deve ficar embolotada.

  • Adicione o açúcar e as passas. Reserve.

  • Em outra tigela, bata o ovo com o leite e acrescente 3/4 dessa mistura à farinha. Misture rapidamente com um garfo, adicionando aos poucos o restante da mistura de leite e ovo, até obter uma massa macia e consistente.

  •  Leve a massa a uma superfície enfarinhada e, com ajuda de um rolo, abra a massa com 3 cm de espessura. Corte os scones com um aro de 6 cm de diâmetro.

  •  Coloque os scones em papel-manteiga untado, pincele com leite e polvilhe com açúcar. Asse por 20-25 minutos, aproximadamente, em forno preaquecido a 180°C, até que os scones cresçam e dourem. 
Creme "Clotted cream" e geleia de frutas vermelhas para acompanhar os scones

 
 
 
Obs: Tradição inglesa é te servirem sempre uma jarra de leite fresco quente para misturar ao chá. Devo dizer que a primeira vez foi estranho tomar chá com leite mas hoje acostumei e amo ( quase uma inglesinha ).
 
Querem saber mais sobre o creme que disse entrem no site http://www.roddas.co.uk/ 
 
Créditos para a receita realizada, aprovada da Revista Casa e Comida. Receitinha está anotada no meu caderno de receitas. 
 

4 comentários:

  1. Estou encantada com seu blog, suas receitas e o bom gosto de escolhe-las, cada detalhe bem pensado .... parabens !!!!

    ResponderExcluir
  2. meu blog é www.celinabolos.blogspot.com beijos

    ResponderExcluir