quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Muffins de Chocolate com Doce de leite


Muffins: o muffin é um tipo de quick bread, ou seja, sua massa é feita com uma técnica bastante simples e rápida, em que os ingredientes secos são misturados em uma tigela e os líquidos em outra, para logo em seguida todos serem misturados rapidamente (a massa não deve ser batida, apenas misturada ligeiramente com um garfo ou uma espátula, podendo até ficar encaroçada). A gordura usada no preparo é sempre em forma líquida, como óleo vegetal ou manteiga derretida, e os ovos são ligeiramente batidos, apenas para misturar. Essa técnica é a mesma usada para fazer panquecas e waffles, por exemplo. Caso você asse a massa de um muffin no formato de um bolo único (geralmente numa forma de bolo inglês), ele passa a ser chamado de Bread ou Loaf, que seria algo como um Pão-Bolo, pois a textura da massa é diferente da de um bolo propriamente dito. .
Como é preparado para o café-da-manhã ou lanche da tarde, os muffins têm a característica de incorporar ingredientes saudáveis, como frutas, castanhas, grãos, sementes e especiarias, mas podem também receber gotas de chocolate, coberturas ou outros complementos mais festivos.

 


Queridos(as) para fazerem os deliciosos muffins irão precisar:

Ingredientes para 6 muffins

  • 60g de manteiga sem sal
  • 60g de chocolate escuro de sua preferência ( Usei meio-amargo)
  • 3 colheres(sopa) de chocolate em pó ( não use achocolatado pelo amor do meu santinho)
  • 120 de açúcar moreno. Usei uma demerara pois era o único tipo de açúcar que tinha na minha despensa
  • 1 ovo L ( ovo grande)
  • 140g de farinha de trigo
  • 125ml de leite integral ou semidesnatado
  • 1 colher(chá) de fermento em pó
  • 1 pitada de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 6 colheres de doce de leite (tinha um "docim de leite " piscando para mim e não resisti)
Forminha Tulipas

Passos

  1. Pré aqueça o forno á 180 graus.
  2. Derreta a manteiga com o chocolate em banho-maria ou em micro-ondas. Cuidado ao fazer no micro-ondas para não queimar. Olhando sempre, parar, mexer e assim vai até derreter.
  3. Enquanto derrete o chocolate com a manteiga neste caso em banho-maria não tem necessidade de ficar em cima para não queimar como fazer no micro-ondas . Bata o ovo, o leite ( bater na mão )
  4. Em um bol misture o açúcar, a farinha de trigo, o bicarbonato de sódio, o sal e o chocolate em pó. A diferença está nesta parte, que difere dos Cupcakes, neste caso, os grumos não são um problema. Se não peneirar os secos, não tem diferença. Como tenho o costume de peneira sempre, peneirei.
  5. Adicione a mistura líquida (chocolate com manteiga) e misture com um fouet ou espátula delicadamente. Temos que juntar todos os ingredientes á mão SEMPRE. Deve ficar uma mistura homogênea. Não bata na batedeira, por favor.
  6. Encha as forminhas de papel para muffins. Usei um tipo de forminha que aqui(Espanha) chamamos de "tulipas" mas estas comprei no Brasil. Primeiro colocamos um pouco da massa, adicionamos uma colher de doce de leite e em seguida adiciona mais um pouco da massa até que chegue 3/4 da forminha de papel. Não passe disto ou seu muffin será um "mufão". Tempo de preparo: 15/20 minutos ou até que o teste do palito saia limpo.
  7. Após 15 minutos de forno podemos verificar se estão assados por completo, teste com o palito, mas nunca abra o forno antes !
  8. Retire do forno e deixe esfriar por 5 minutos na forma própria de metal e depois coloca-se para esfriar em uma grade(aquela grade para biscoitos - de metal). Se não tiver pode usar a forma para fazer rocambole. Nunca coloque diretamente sobre a pedra de mármore fria. Os muffins retirados da forma deve ficar sobre a grade até que esfrie por completo.
Os muffins assim como qualquer "bolinho" existe mil formas, alternativas de sabores, é questão de ir provando. Ao meu paladar o doce de leite com o chocolate fica uma combinação e tanto.

Dica: Pode fazer os muffins sem adicionar o doce de leite á massa e depois de frios, recheie-os com doce de leite. Como sou apaixonada por este "docim" fica bem mais gostoso.


Delicie com o muffin de chocolate e no final vem a surpresa
 
 





Macio e delicioso !!!
 
Fotos: by Fabi
 
Obs: Quero ver fotos dos meus seguidores, mandem as receitinhas postadas aqui.
 Email: bolosimples@gmail.com  vou amar receber o carinho de vocês.
Twitter: @bolosimples
Instagran: @bolosimples
Facebook: Curtem a minha página. Bolo Simples, sempre tem fotos e ideias bacanas.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário