quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Angel Food Cake

O Angel Food Cake  é um tipo de bolo originado de Norteamérica que se fez popular em EUA em o ciclo XIX. Seu nome se deve a leveza de sua textura pois a ele se dizia que era o "alimento dos anjos".

A base deste bolo são as claras de ovo, açúcar, farinha e extrato de baunilha.

É um bolo extremamente leve e suave. Apesar de ser um bolo simples, conquista pela sua textura tipo “algodão-doce”. Fica perfeito, acompanhado com morangos, outra fruta fresca ou que desejar.

Este bolo deve ser consumido no dia que é confeccionado, porque ao longo do tempo vai perdendo a sua leveza.



Vamos a receita - Angel Cake

Forma de 15-18Cm

  • 8 claras de ovo ( uso claras pasteurizada e vem em uma garrafinha plástica e encontra-se na parte dos gelados, onde há creme de leite fresco, iogurte etc ) Aqui na Espanha encontro com facilidade.
  • 120gs de açúcar de confeiteiro ( uso uma marca inglesa Silver Spoon )
  • 80gs de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de cremor tártaro
  • 1 colher de chá de essência de baunilha ou outra essência que desejar
  • 1 pitada de sal
  • Corante em gel ( opcional )



Cobertura

  • 250gs de queijo mascarpone ou cream cheese
  • 1 colher de chá ou + de essência de baunilha
  • 3 colheres de açúcar de confeiteiro ( adicione aos poucos o açúcar e prove). Pode ser que deseje mais açúcar ou menos.
Misture tudo até obter o sabor desejado.





Modo de Preparo

Antes de começar a receita sempre verifique se tem todos os ingredientes necessários, separe-os e pré-aqueça o forno á 180 graus.

Coloque no bowl de sua batedeira o cremor tártaro, as claras e a pitada de sal - bater todos juntos, misturar bem em velocidade média. Uma vez misturado, bater em velocidade alta por alguns poucos minutos. Desligue a batedeira e adicione a essência de baunilha. No momento que está adicionando a baunilha, este é o momento para adicionar o corante em gel de sua preferência. Adicione o corante aos poucos até obter a cor desejada.

Adicione aos poucos o açúcar de confeiteiro ( 1 colher de cada vez ) e este açúcar deve ser peneirado antes de colocar. Enquanto bate ( batedeira ligada) vá adicionando o restante de açúcar.

Desligue a batedeira e adicione 100gs de farinha de trigo peneirada previamente. Bata em velocidade média. Após adicionar a farinha de trigo verificará que sua massa que era parecendo um merengue ou claras em neve, ganhará peso e abaixará de volume. Mas não se preocupe tudo dará certo.

Apesar de haver formas próprias para fazer estes bolos(eu a tenho, é da marca Wilton) mas se não a tem use uma forma de buraco ao meio e forre o seu fundo com papel vegetal. Não se coloca nada na forma ou seja, não untar a forma com manteiga e farinha. O bolo tem que grudar na forma. Não untar a forma, não esqueçam. Jamais !!!

Colocar a massa, na forma previamente preparada e levar ao forno á 180 graus.

Tempo de preparo de 45-55 minutos. O meu forno tem a opção de assar somente embaixo. Então fiquem de olho no seu forno se não há esta opção.

Quando o bolo estiver cozido (teste do palito no centro do bolo). Retirar do forno e inverter a forma sobre uma garrafa. Deixar arrefecer completamente. Deixar esfriar com a forma virada de boca para baixo até que a forma esfrie. Deixe descansar a forma virada por 1h.

Após frio verificará que o bolo está bem grudado á forma então passe uma espátula na lateral da forma para que ajude sair. Minha forma é própria para este tipo de bolo e tem fundo removível ajudando a tirar-lo mais facilmente.

Cortar o bolo ao meio para o rechear com a cobertura.

Esfriando o bolo. Forma virada de boca para baixo
 
Bolo totalmente frio. Hora de desenformar !!!
 




Decoração

Com marshmellows fica lindo. Usei marshmellow branco e rosa. Também decorei com balas em forma de ursinhos e ambos ficaram lindos. Amei o resultado.

Vamos decorar com marshmallows !!! Lindo !!!

Sobre o açúcar de confeiteiro que uso: http://www.silverspoon.co.uk/

O cremor tártaro basicamente serve para controlar a cristalização do açúcar em suspiros, maçã do amor, glacês, etc. Também usado para auxiliar na maciez de bolos, tortas e pães. Encontra-se em lojas especializadas. Aqui eu encontro em supermercado.

Forma da Wilton: http://www.wilton.com/




Olha o recheio e a massa do bolo.... é o bolo dos anjos mesmo !! Delicioso !!

 
 
Estou enlouquecida, quero comer este bolo todos os dias. Façam o Angel Cake, simplesmente perfeito.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário