segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Feliz Ano Novo !! Feliz 2013 !!


Feliz Ano Novo
 
Desejo que no Ano Novo que se inicia você realmente:
 
Ouça as palavras que sempre deseja ouvir...
 
Pronuncie as frases que um dia desejou repetir...
 
Sinta a emoção que sempre esperou sentir...
 
Caminhe pelos trilhos que um dia desejou seguir...
 
Divida o carinho com quem sempre desejou repartir...
 
Abrace todos os amigos que sempre desejou reunir...
 
E viva a vida que sempre sonhou existir...
 
 
 
Feliz Ano Novo para todos. Que aproveitem. Que as melhores coisas da vida se juntem e sejam endereçadas a todos vocês !!!


domingo, 30 de dezembro de 2012

Musse de Limão com Ganache de Chocolate

Esta foi a receita que fiz de sobremesa no Natal. E não poderia deixar de passar para vocês minha receita. Hummmm eu amo esta mistura entre o azedinho da musse com o chocolate. Fica divino!!

Super fácil para fazer. Papel e caneta nas mãos, por favor anotem a receita.


Mousse de Limão com Ganache de Chocolate e tulipa vermelha. Amo Tulipas
Ingredientes para a Musse de Limão

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixinha de creme de leite. Se for usar a latinha use sem o soro.
  • 1 xícara de suco de limão ou a quantidade que preferir
Bata tudo no liquidificador. Assim easy e pronto. Aí vocês irão me perguntar ???? Quanto tempo devo deixar bater no liquidificador ??? Eu deixo 10 minutos, assim a mousse fica no ponto que desejo.
Quanto ao tipo de limão. Pode ser o Siciliano ou Taiti. Testem com um tipo e depois testa com o outro. Porque gosto não se discute. Ao meu paladar gosto dos dois, tanto faz usar o limão Siciliano ou Taiti. Façam e me digam !!

Ganache de chocolate

  • 100g de chocolate da sua preferência. Neste caso fiz com chocolate ao leite. Mas metade chocolate meio amargo e metade chocolate ao leite fica bem gostoso também. Testei ambos.
  • Meia caixinha de creme de leite
Derreta o chocolate no microondas. Cuidado para não queimar o chocolate. Fique de olho atento. Pare, mecha. Depois que derreteu o chocolate adicione o creme de leite. Mexa bem. Pegue os seus potinhos de sobremesa e arrase. E por falar em potinhos, tenho milhares em casa. Quem gosta de cozinhar é assim. Tenho paixão pelos meus potinhos e não resisto ás lojas que vende tudo para deixar sua casa mais linda ainda. E claro arrasar na produção. Mas voltando ao assunto - Musse. Está pronto. Leve para gelar.

Obs: Como tinha feito bolo de chocolate, peguei alguns pedaços, passei em uma peneira e ficou como se fosse uma farinha. Usei a criatividade e coloquei. Musse + farinha de bolo de chocolate + Ganache de chocolate e o resultado foi. Muitos elogios. Ah!!! mas se não quer ter o trabalho de passar o bolo na peneira, pique com as próprias mãos mesmo deixando em pedacinhos bem pequenos e coloque sobre a musse. Também fica ótimo assim.

Meu Natal

Espero que todos vocês que lêem o meu amado blog - Bolo Simples tenham aproveitado o Natal rodeado das pessoas que amam e que tenha sido uma noite abençoada. O meu foi ótimo, com meus amigos e família.

Fiz o Peru (receitinha postada aqui).Cada um ficou resiguinado em fazer um prato assim não sobrecarregou á ninguém.

A sobremesa, confesso que tentei achar morangos para fazer os docinhos do Noel(leia Gostosuras de Noel) como disse á vocês que iria fazer. Como minha busca e tentativa em conseguir morangos fora de época foi frustada, acabei fazendo uma Mousse de limão com Ganache de chocolate. Que por sinal todos amaram. Ainda bem...ufa!!! No final tudo deu certo.

Chega de conversa e bla blá e vamos as fotos.

Porta guardanapos de Anjos. Lindos !! Amo

Taças bico de Jaca verdes
 
Decoração da mesa em dourado. E o meu Peru reinando á mesa


Mousse de Limão com Ganache
Mesa da varanda - vermelho e branco

Obs: As fotos foram feitas por mim by celular. Todos estavam com muita fome e não me deixaram fotografar então quem não tem cão caça com gato. Espero que gostem mesmo assim.                                                                                               

 

domingo, 23 de dezembro de 2012

Peru de Natal

Já compraram todos os ingredientes para fazer a Ceia de Natal ???? Estou com tudo em mãos e hoje começo os preparativos. Hummm não vejo a hora de comer e comer.
Esta receita de Peru é uma maravilha porque todos reclamam de que a carne do Peru fica seco. Eu digo: Não não então não comeram o meu "Peru" .Digo assim em forma de brincadeira porque esta receita é ótima e fica extremamente macio. Fiz o ano passado e vou repetir este ano.


Peru de Natal

Ingredientes:

  • 1 Peru de mais ou menos 4 ou 5kg
  • 1 garrafa de vinho tinto seco
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 cebola picada
  • 200 gramas de croutons
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 2 cebolas em rodelas grossas para forrar a assadeira
  • tempero adobo a gosto
Ingredientes para o Tempero Adobo

  • 12 pimentões verdes
  • 1/2 xícara(chá) de vinagre branco
  • 2 xícaras(chá) de água
  • 1/4 colher(sopa) de azeite de Oliva
  • 2 cebolas médias
  • 5 dentes de alho
  • cominho a gosto
  • 4 xícaras(chá) de caldo de galinha
  • 2 colheres(sopa) de açúcar mascavo
  • 1/4 xícara(chá) de suco de laranja
  • 1/4 xícara(chá) de suco de limão
  • 2 colheres(sopa) de extrato de tomate
  • 1 colher(sopa) de pimenta do reino preta moída na hora
Modo de Preparo do Tempero Adobo

  Toste os pimentões verdes diretamente na boca do fogão até que fiquem marrons escuro, virando de vez em quando para não queimarem. Esta parte requer paciência mas a mais "chatinha". Eu fiz no forno pois é mais rápido.
Coloque os pimentões tostados em uma panela e adicione a água e o vinagre. Leve para ferver e deixe reduzir e cozinhe por aproximadamente 10 minutos. Transfira esta mistura á um processador ou liquidificador e processe até virar um purê. Se necessário adicione 2 colheres de sopa de água para que fique uma pasta macia. Reserve.

  Aqueça o azeite em uma panela média, saltei a cebolo até que fique marrom (8 a 10 minutos). Junte o alho e doure levemente para soltar o aroma. Depois adicione o cominho e cozinhe mais 1 minuto. Incorpore o caldo de galinha e a pasta de pimenta(reservada acima). Leve para ferver, deixe reduzir enquanto cozinha por 20 minutos.

  Neste meio tempo, misture o açúcar mascavo, os sucos de limão e laranja, o extrato de tomate, sal e pimenta do reino preta moída a gosto. Adicione a mistura de pimentões da panela e deixe cozinhar por mais 15 minutos..

Montagem do Peru

  Pegue o peru e passe o tempero Adobo por dentro e por fora do peru. Coloque o peru dentro de um saco plástico grande e despeje 1 garrafa do vinho tinto seco. Deixe marinando a noite toda na geladeira. Apóie o Peru em uma forma grande quadrada e leve a geladeira. Caso o saco plástico rasgue você não perderá a marinada e quando for virar o peru faça com muito cuidado.
 
Em uma frigideira faça a farofa com 2 colheres(sopa) de azeite, doure 2 dentes de alho amassado e 1 cebola picada. Assim que estiverem dourados, adicione 200g de croutons e saltei na frigideira para pegar o sabor. Tempere com sal e pimenta do reino á gosto. Reserve.

  No dia seguinte retire o peru marinado, recheie com a farofa de croutons o peru. Com uma agulha grande e barbante costure para que o recheio não saia. Aproveite e amarre as pernas de peru para que ele fique mais bonito na hora de servir.

  Em uma assadeira grande antiaderente, forre o fundo de cebola, fazendo uma camada.
  Embale o peru com papel alumínio dando 3 voltas e fechando bem o papel no peru.
  Coloque o peru sobe a cama de cebola e leve ao forno pré-aquecido a 180C a 200C por 5 horas. Ou até que esteja bem assado como deseja. Eu uso o termômetro de carne assim fica tudo mais fácil. Depois de 5hs assando, retire o papel alumínio. Certifique-se que o peru está cozido e deixe dourando por mais ou menos 1 hora. Cuidado!! Não para não queimá-lo. Somente é para o peru ficar douradinho.

Bom é isto. Gostaram da receita, se SIM comentem.
Ah prometo que tirarei fotos este ano e postarei na minha FanPage(Facebook) e no Instagran.

Deseja á vocês que acreditam e seguem o meu amado blog Bolo Simples um Feliz Natal. Que papai Noel possa trazer DOCES momentos com seus familiares e amigos. Ho Ho Ho !!!

Crédito para a foto: www.losgustos.com.br


sábado, 22 de dezembro de 2012

Gostosuras do Noel

O Docinho do Noel é uma receitinha para deixar linda a sua ceia de Natal. Eu vou fazer com certeza.

Adorei a idéia. Precisará de um bolo de chocolate (Bolo Nega Maluca que já publiquei aqui), o recheio de trufa e morangos. Pronto! Simples assim !!!


Bolo assado e frio corte em círculos de 2cm e reserve.

Recheio de Trufa Branca

  • 500g de chocolate branco
  • 200g de creme de leite
 Derreta o chocolate em banho maria ou no micro-ondas e acrescente o creme de leite. Leve para gelar por 30 minutos. Reserve.

Montagem]

Com os discos de massa de bolo cortados, coloque um pouco de trufa branca, o morango( 30 morangos inteiros) por cima e mais um pouco de trufa por cima do morango, formando assim o gorro de papai Noel. Sirva em seguida.

Rendimento: 30 porções.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Bolo de Limão com frutas

Esta receita é especialmente para minhas amigas que pediram e ficaram "aguando" quando postei a foto na minha fanPage e no Instagran(Bolo Simples me procure) então aqui vai, especialmente á elas. Será mais uma receita de sucesso na casa de vocês porque aqui não sobrou um pedaçinho e minha mãe falou assim: ahhh este bolo estará na lista dos meus prediletos. Mas posso dizer ??? Ficou ótimo mesmo. Na verdade eu jamais colocaria uma receita se não funcionasse para vocês. Faço as minhas fotos e minhas receitas com muito carinho e dedicação porque é isto que eu amo fazer.
Chega de falar e vamos ao que interessa. Eba !!! A receita...uhuuu

Apresento-lhes o Bolo de Limão com Frutas


Ingredientes

  - 250gs de manteiga ( sem sal, always please ) em temperatura ambiente
  - 250gs. de açúcar
  - 4 ovos
  - suco de 1 limão grande ( eu usei limão Siciliano )
  - 250gs de farinha de trigo
  - 1 pitada de sal
  - 1 colher chá de fermento em pó ( Pó Royal o famoso )

Modo de Preparo

  • Pré- aqueça o forno a 180C e unte a forma
  • Em um bowl grande colocar a manteiga, açúcar e bater até obter uma mistura esponjosa e branca
  • colocar os ovos um a um. Ou seja, um ovo e misture bem, outro ovo e misture de novo e assim por diante.
  • adicione o suco de limão e misture bem. Coloque a farinha de trigo, o sal e o fermento em pó e misture novamente.
Cobertura

Esta cobertura é deliciosa e assim super easy (momento inglês outra vez) de fazer.
Posso dizer que sou super fã do Iogurte Grego da Nestlê. Não não, não sou patrocinada pela Nestlê para falar aqui, não estou ganhando nada. Apenas acredito no produto. Chega de propaganda. È este iogurte que precisará e vai ser um dos ingredientes fundamentais desta gostosa cobertura.

  - 125g de Iogurte Grego
  - 250g de Cream cheese (não é o momento falo inglês, é conhecido por este nome mesmo) ou seja é   o famoso queijo tipo Philadelphia. O melhor no meu ponto de vista. Comprem o normal e não o Ligth(nesta hora nada de ser ligth, por favor)
  - 250g de açúcar de confeiteiro ou se preferir vai colocando aos poucos e deixe ao seu paladar. Esta cobertura não deve ser enjoativa ou seja doce demais.

Bata todos os ingredientes. O iogurte com o Cream cheese, e o açúcar até obter uma mistura homogênea. E pronto !!! Agora só falta decorar.

As frutas vermelhas para decorar pode ser mirtilio(Blueberry), framboesa(raspberry), groselha(gooseberry) e morango(strawberry). Na verdade eu amo tudo que termina em "berries". Sei que no Brasil é mais fácil encontrar congelado. Tudo bem porque eu usei as frutas congeladas. Mas lembrem-se que quando começarem a descongelar soltará um líquido que manchará a sua cobertura branquinha. Mas que continuará gostoso igual e tenho certeza que vai acabar rapidinho.

Reparem na minha foto que meu bolo tem um "Q" a mais, pois é. São as sementes de Papoula. Ai como sou "abusada". Não sei informar se no Brasil voltaram a comercializar porque estava proibido.
Se não acharem para comprar não precisam ser tão "abusadas" como eu porque mesmo sem estas preciosas sementinhas, sei que vai ficar delicioso.



quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Pannacotta com Coulis de Morango

Algumas pessoas me pediram dica de sobremesa para o Natal então esta foi a primeira receita que veio á minha cabeça porque eu fiz no Natal passado e foi aprovadíssimo em casa.
Vocês que me acompanham pelo Facebook (fanPage) pois já postei várias fotos de sobremesas com morango, passo á passo super fácil de fazer sendo assim já sabem que eu sou louca por morangos. É a minha fruta predileta e podemos encontrar quase que todo o ano. Ui sorte minha e para fãs como eu.

Esta receita é uma maravilha, leve e deliciosa, eu garanto. Chama-se Pannacotta com Coulis de Morango, se nunca comeu Pannacotta na sua vida ou Coulis então tá na hora de provar, já.


Vamos a receita ??? (Ready ???? Go... momento eu falo Inglês)

  - Ingredientes para o creme:
  •  01 litro de creme de leite fresco
  • 01 colher de chá de essência de baunilha
  • 01 envelope de gelatina sem sabor (24 grs.)
  • 04 colheres de sopa de açúcar
  • 01 colher de sopa de óleo de canola
- Ingredientes para a calda:
  • 300 grs. de morango
  • 02 laranjas pêra
  • 150 grs. de açúcar
- Preparo do creme:

  • Coloque em uma panela o creme de leite em foto médio
  • acrescente a essência de baunilha e misture bem durante 2 minutos
  • dissolva a gelatina em pouco de água separado e acrescente ao creme de leite
  • coloque o açúcar devagar e dissolva bem, mexendo bem. Se sumiu os grumos de açúcar está pronto.
  • distribua o creme em forminhas( ramekin) untadas com óleo. Caso queira desenformar do ramekin e servir como está nas minhas fotos. Caso não queiram desenforma não precisa untar.
  • Cubra cada forminha com papel filme, faça com que o papel filme fique em contato com o creme para não formar aquela nata indesejável (eca)
  • leve á geladeira por 04 horas, por isto prepare com antecedência o creme. Ideal seria de um dia para o outro mas 04hs é suficiente porque não vamos resistir esperar tanto tempo né ???
- Preparo do Coulis:

  • Coloque os morangos e o suco das duas laranjas em uma panela e leve ao fogo médio. Se a laranja não tiver "caldo" use 3 laranjas no preparo.
  • acrescente o açúcar misture bem e deixe encorpar
  • retire do fogo, bata no liquidificador e deixe esfriar.

Dicas:

  - Ficou mole os morangos está pronto è assim vapt-vupt.Leve para bater no liquidificador.

  - Para bater o Coulis no liquidificador quente, muito cuidado porque pode causar uma sujeira na sua casa. Coloque um pano de prato em cima da tampa do liquidificador e segure firme e deste jeito não haverá risco. Ou claro se tiver paciência espere esfriar. Assim não terá Coulis até na sua orelha. Não não.

  - O Coulis você pode deixar pronto de um dia para o outro.

- Fazer o Coulis de frutas vermelhas deve ficar "bão" demais também, uai (também solto as minhas raízes). Próxima tentativa será de frutas vermelhas.

Rendimento: 12 porções (claro que depende do tamanho do seu ramekin)

Tudo pronto, agora só deliciar com esta sobremesa, ai que difícil esta parte.

Os créditos são para o Chef Nicolau Rosa pois foi com ele que eu aprendi esta sobremesa maravilhosa.                                                                                                                                      
Site www.nicolaurosa.com.br




Realização, o Bolo Perfeito - Segunda Parte

Realização porque ??? Esta é a pergunta ??? Porque agora terão todos as dicas disponíveis para conseguirem o Bolo Perfeito. Eu garanto que se seguir minhas dicas vai ter sempre que quiser um bolo gostoso e fofinho saindo do forno da sua casa. E sabe o que mais, a sua casa toda perfumada com o cheiro do seu bolo assando. Delicioso não é mesmo ??? Eu amo.

Então vamos aprender mais.



- Massa:
  Para fazer a massa do bolo você pode utilizar a batedeira, o liquidificador ou usar uma colher de pau (ótimo exercício para o braço) ou fouet (mais conhecido como batedor de arame).
  Normalmente receitas que levam óleo usa-se o liquidificador. Se a receita é preparada com manteiga utiliza-se a batedeira. Mas se prefere bater o bolo na mão (olha o "muke" crescendo), misture muito bem todos os ingredientes deixando a massa homogênea.
  Para ter um bolo macio use sempre ingredientes em temperatura ambiente e na quantidade exata solicitada da receita. Para isto é bom ter utensílios como xícaras medidoras, colheres, copos medidores e uma balança, se for o caso.

-Farinha:
  É importante que a ela seja pura, sem adição de fermento, pois cada receita pede uma quantidade específica do produto.
  Peneirar a farinha de trigo antes de usar é fundamental para ter certeza que não terá resíduos ou grumos. Isto também ajuda a tornar a massa mais leve e aerada. As vezes eu peneiro 2x (ainda não estou ficando louca) mas uma vez, é suficiente.

- Ovos:
  Compre ovos grandes e que estejam no prazo de validade. Tenha-os em local fresco e arejado. Sempre deixo os meus fora da geladeira porém você também pode mantê-los na geladeira, mas retire-os alguns minutos antes de utilizar pois deve ser usados em temperatura ambiente.
  Nunca quebre os ovos diretamente na massa (afffff não imaginam o cheiro horrível que é um ovo estragado) e além disto não queremos perder a linda massa de bolo então quebre-os um a um em um recipiente separado para certificar que não estão ruins.
  A receita que pede claras batidas ou seja em neve, estas devem ser incorporadas á massa com delicadeza, sem bater.

-Açúcar:
  Geralmente os bolos comuns pedem açúcar branco refinado mas cada receita pede um tipo de açúcar. Tem açúcar granulado, o de confeiteiro, o mascavo etc... prestem atenção ao tipo de açúcar que a receita pede.
  Sempre peneire o açúcar e use a quantidade certa que a receita pede pois o excesso de açúcar deixará o seu bolo pesado e pode dificultar seu crescimento.

-Leite ou Iogurte:
  Algumas receitas pedem o uso de leite e outras, de iogurte então sempre siga a receita corretamente. Ambos servem para tornar o bolo mais úmido.

- Fermento:
  Importantíssimo que o fermento esteja na validade, como qualquer outro ingrediente.
  O ideal é usar fermento em pó para fazer bolos. Mas se o fermento acabou, sempre á uma solução ( não deixará de fazer o seu bolinho), você pode substituir por Bicarbonato de Sódio. Mas aviso, só faça isto em último caso, pois ele pode alterar o sabor do bolo. Por isto sempre confira os ingredientes antes de começar a receita. O fermento em pó é o último ingrediente a ser adicionado á massa, já que é assim que ele é misturado aos líquidos já começa a agir.

  Bom acho que falei tudo. Agora sairão sempre o bolo mais Perfeito (forever and ever), aerado, fofinho, delicioso.
  Eu blogueira e ama fazer bolos, por isto o meu blog chama-se Bolo Simples digo: - o que faz realmente um bolo ficar perfeito é o carinho que você dedica a ele, amor á tudo que você faz e claro paciência.


 

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Um Toque Especial

Minha inspiração de Natal... ai como eu gosto deste clima. Estou suspirando aqui. Hum tão bom.

Mas quero deixar os presentes de vocês que seguem o meu blog amado - Bolo Simples  sejam inesquecíveis. Porque a emoção de ver-los perfeitamente embalados e desembalar-los é parte do encanto.

Com imaginação e detalhes personalizados deixamos a nossa casa mais acolhedora, alegre... faça com que sua casa respire o clima de Natal com idéias simples. Crie um ambiente especial e único para reunir as pessoas que você ama e passar momentos inesquecíveis.

Papel Craft + suporte de papel para bolos + fita + barbante + tag

Papel Craft + foto impressa

Papel de presente branco + fita + barbante + estrela + purpurina + ramos artificiais


Meu toque especial: Papel de presente + inicial de cada um em cartolinas + barbante
 
Que tal darmos um toque especial aos presentes dos nossos amados. Vamos lá ???

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Bolo de Chocolate

Hummm sabe aquele bolo Simples, fácil, fácil de fazer que nem precisa de batedeira ou de liquidificador, somente bater na mão mesmo...então é este o meu preferido, Bolo Nega Maluca.
Sem dúvidas essa é a melhor receita de todos os tempos de Bolo de Chocolate!

 vamos precisar:

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de chocolate em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara de óleo
  • 1 xícara de água fervendo
  • 4 ovos
  • 1 colher de sopa de fermento

Modo de preparo:


1. Misture bem a farinha, açúcar, chocolate em pó, sal e o óleo. Acrescente a água fervendo, mexer até ficar liso e homogêneo.

2. Acrescente os ovos e por último o fermento.

3. Unte uma forma com manteiga e farinha, despeje a mistura nela e leve ao forno médio.

4. Para saber o ponto, depois de 20 minutos verifique com o palito.
 
A foto é do meu celular porque não deu tempo. Mas o bolo fez um sucesso e não sobrou
nenhum pedacinho para contar história. (Assim que eu gosto ou melhor, todos nós gostamos).
Fiz uma cobertura de brigadeiro e joguei granulado de chocolate Belga da marca suíça Barry
Callebaut e assim ficou puro glamour. (risos)
Ahhhhh a minha forma de bolo é liiiiiiiinda,em forma de Catedral. "Modéstia à parte" mas ficou
Chic no úuuuuuuultimo.
 
Gostaram ??? Esta é uma deliciosa receita de Bolo Simples para vocês.
 
 



sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Idéia deliciosa para o Natal


Hummmm olha que fácil para fazermos de sobremesa. Eu amo morangos mas morango com chantili é um casamento perfeito, vocês não acham ???? Simples de fazer e tenho certeza que todos irão amar esta idéia.