quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Realização, o Bolo Perfeito - Segunda Parte

Realização porque ??? Esta é a pergunta ??? Porque agora terão todos as dicas disponíveis para conseguirem o Bolo Perfeito. Eu garanto que se seguir minhas dicas vai ter sempre que quiser um bolo gostoso e fofinho saindo do forno da sua casa. E sabe o que mais, a sua casa toda perfumada com o cheiro do seu bolo assando. Delicioso não é mesmo ??? Eu amo.

Então vamos aprender mais.



- Massa:
  Para fazer a massa do bolo você pode utilizar a batedeira, o liquidificador ou usar uma colher de pau (ótimo exercício para o braço) ou fouet (mais conhecido como batedor de arame).
  Normalmente receitas que levam óleo usa-se o liquidificador. Se a receita é preparada com manteiga utiliza-se a batedeira. Mas se prefere bater o bolo na mão (olha o "muke" crescendo), misture muito bem todos os ingredientes deixando a massa homogênea.
  Para ter um bolo macio use sempre ingredientes em temperatura ambiente e na quantidade exata solicitada da receita. Para isto é bom ter utensílios como xícaras medidoras, colheres, copos medidores e uma balança, se for o caso.

-Farinha:
  É importante que a ela seja pura, sem adição de fermento, pois cada receita pede uma quantidade específica do produto.
  Peneirar a farinha de trigo antes de usar é fundamental para ter certeza que não terá resíduos ou grumos. Isto também ajuda a tornar a massa mais leve e aerada. As vezes eu peneiro 2x (ainda não estou ficando louca) mas uma vez, é suficiente.

- Ovos:
  Compre ovos grandes e que estejam no prazo de validade. Tenha-os em local fresco e arejado. Sempre deixo os meus fora da geladeira porém você também pode mantê-los na geladeira, mas retire-os alguns minutos antes de utilizar pois deve ser usados em temperatura ambiente.
  Nunca quebre os ovos diretamente na massa (afffff não imaginam o cheiro horrível que é um ovo estragado) e além disto não queremos perder a linda massa de bolo então quebre-os um a um em um recipiente separado para certificar que não estão ruins.
  A receita que pede claras batidas ou seja em neve, estas devem ser incorporadas á massa com delicadeza, sem bater.

-Açúcar:
  Geralmente os bolos comuns pedem açúcar branco refinado mas cada receita pede um tipo de açúcar. Tem açúcar granulado, o de confeiteiro, o mascavo etc... prestem atenção ao tipo de açúcar que a receita pede.
  Sempre peneire o açúcar e use a quantidade certa que a receita pede pois o excesso de açúcar deixará o seu bolo pesado e pode dificultar seu crescimento.

-Leite ou Iogurte:
  Algumas receitas pedem o uso de leite e outras, de iogurte então sempre siga a receita corretamente. Ambos servem para tornar o bolo mais úmido.

- Fermento:
  Importantíssimo que o fermento esteja na validade, como qualquer outro ingrediente.
  O ideal é usar fermento em pó para fazer bolos. Mas se o fermento acabou, sempre á uma solução ( não deixará de fazer o seu bolinho), você pode substituir por Bicarbonato de Sódio. Mas aviso, só faça isto em último caso, pois ele pode alterar o sabor do bolo. Por isto sempre confira os ingredientes antes de começar a receita. O fermento em pó é o último ingrediente a ser adicionado á massa, já que é assim que ele é misturado aos líquidos já começa a agir.

  Bom acho que falei tudo. Agora sairão sempre o bolo mais Perfeito (forever and ever), aerado, fofinho, delicioso.
  Eu blogueira e ama fazer bolos, por isto o meu blog chama-se Bolo Simples digo: - o que faz realmente um bolo ficar perfeito é o carinho que você dedica a ele, amor á tudo que você faz e claro paciência.


 

2 comentários: